A Prefeitura de Taubaté, em parceria com o Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), deu início nesta sexta-feira (31/01) a um mutirão de exames de ultrassonografia. A notícia do mutirão foi repercutida pelo Vale 360 News na semana passada. A ação tem como principal objetivo diminuir a fila de espera e oferecer até 1.600 exames por mês, contemplando pacientes que aguardam atendimento. A iniciativa ocorre dentro da parceria já firmada com a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, responsável pela administração do hospital, sem gerar custos adicionais ao município.
A Secretaria de Saúde destacou que a ampliação dos atendimentos foi planejada para acelerar diagnósticos e otimizar o fluxo de pacientes no sistema público de saúde. A redução da fila de ultrassonografias era uma demanda recorrente da população e, segundo a prefeitura, o mutirão busca proporcionar maior eficiência na prestação de serviços médicos essenciais.
O prefeito Sérgio Victor afirmou que a medida faz parte do compromisso da gestão com a melhoria do atendimento na saúde. “Assumimos o compromisso de enfrentar os desafios da saúde pública com soluções rápidas e eficazes. Essa ação reflete nosso empenho em proporcionar um atendimento mais ágil e de qualidade para a população”, declarou.
A secretária de Saúde, Rosana Gravena, explicou que ajustes administrativos possibilitaram a realização da força-tarefa. “Mesmo com a redução do contrato em 2024, conseguimos remanejar recursos para garantir a realização dos exames, priorizando o atendimento da população”, afirmou.
O diretor administrativo do HMUT, Ricardo Arruda, destacou que a parceria entre a unidade hospitalar e a prefeitura tem como meta melhorar o acesso da população aos serviços de saúde. “Nosso foco é reduzir o tempo de espera e garantir que os pacientes recebam atendimento com maior rapidez”, disse.
O presidente da Santa Casa de Chavantes, Dr. Anis Gatthás Mitri Filho, reforçou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é oferecer um serviço eficiente e humanizado, garantindo segurança e qualidade aos pacientes atendidos pelo HMUT”, afirmou.
Além dos exames de ultrassonografia, a ação incluirá tomografias com contraste, priorizando pacientes com suspeita de câncer. O objetivo é acelerar a identificação de possíveis tumores e proporcionar um diagnóstico precoce, essencial para o início de tratamentos adequados.
Demanda por exames e consultas
- 22 mil pessoas na fila para realizar exames de ultrassom;
- 12 mil pessoas na fila para primeira consulta de várias especialidades;
- 6 mil tomografias atrasadas;
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Justiça autoriza retomada de obra de supermercado no Urbanova, em São José dos Campos, em suposta área de preservação ambiental,
Manutenção emergencial pode afetar abastecimento de água no Quiririm em Taubaté nesta terça (1)
Criança em bicicleta é atropelada por ônibus do transporte coletivo em São José dos Campos