VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Cobertura vacinal da febre amarela em Caçapava é de 34% e Prefeitura amplia acesso à vacina

Cobertura vacinal da febre amarela em Caçapava é de 34% e Prefeitura amplia acesso à vacina, depois da primeira morte pela doença confirmada na cidade. A imunização acontece em mais de 10 salas de vacinação distribuídas no município. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Na noite desta sexta-feira (21/02), a Prefeitura de Caçapava confirmou a morte de um homem, de 52 anos, morador do bairro Piedade. Ele teria contraído a doença no bairro Serrinha, na divisa com Jambeiro. Ele começou a sentir os primeiros sintomas no dia 07 de fevereiro, foi internado no dia 10, transferido para São José dos Campos e depois para São Paulo, onde morreu no dia 15.

Cobertura Vacinal e Estatísticas:

  • Desde 2018, quando a vacina entrou para o calendário, 88,9% dos menores de 1 ano foram vacinados, enquanto apenas 34% dos menores de 59 anos receberam a imunização, ficando abaixo do ideal de 95%.
  • Em 2025, a cidade registrou a aplicação de 133 doses em janeiro e 124 em fevereiro.

Locais e Datas de Vacinação:

  • As salas de vacinação estão instaladas nos postos de saúde de: Piedade, Caçapava Velha, Nova Caçapava, Sape, Ubs Centro, Vila Paraíso, Jd Rafael, Vila Menino Jesus, Pinus e Aldeias.
  • No mês de fevereiro, foram realizados eventos específicos: o Dia D de vacinação aconteceu no dia 15, na Praça da Bandeira, e, neste domingo (23), a vacinação continua a partir das 9h no Parque da Moçota.

Público-Alvo e Orientações:

  • A campanha é direcionada a pessoas entre 5 e 59 anos, incluindo moradores da zona rural, aqueles que viajarão para áreas de transmissão ou para o exterior e indivíduos que não têm certeza se já foram vacinados.
  • Para se vacinar, basta apresentar a carteirinha de vacinação e um documento pessoal.

Contraindicações:

  • A vacina não é recomendada para menores de 9 meses, pessoas com alergia a ovo, mulheres amamentando, indivíduos com doenças autoimunes, pessoas em tratamento quimioterápico ou radioterápico, aqueles que utilizam imunossupressores e portadores de HIV com contagem de CD4 inferior a 350.

Sobre a Febre Amarela:

  • Trata-se de uma doença infecciosa aguda que pode evoluir de forma abrupta e apresentar diferentes graus de gravidade, com alta letalidade em casos mais graves.

Esta iniciativa busca aumentar a cobertura vacinal e proteger a população contra uma doença que, apesar de potencialmente grave, pode ser efetivamente prevenido por meio da vacinação.

Siga nosso Instagram