"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Cruzeiro e Lorena têm três vezes mais homicídios do que veículos roubados em 2023

Advertisement

Cruzeiro e Lorena têm três vezes mais homicídios do que veículos roubados em 2023. Os números foram levantados pelo Vale 360 News na base de dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública). A violência nas duas cidades do Vale Histórico é um desafio que o Deinter 01 (Departamento de Polícia Judiciária) não consegue resolver. O cinturão de segurança é uma promessa que não sai do papel. Até junho, de acordo com dados da SSP, Cruzeiro registrou 14 homicídios para quatro veículos roubados. Lorena teve 13 assassinatos para quatro veículos roubados.

Os números representam que Cruzeiro tem 3,5 mais homicídios do que roubo de veículos. Em Lorena, o número é 3,25 homicídios por veículo roubado. As cidades estão no ranking das mais violentas do Estado de São Paulo por cem mil habitantes.

O homicídio mais recente em Cruzeiro aconteceu na noite de sexta-feira, quando um homem, de 38 anos, foi alvejado com vários tiros no bairro Vila Suely.

A reportagem cobrou um posicionamento da SSP a respeito da falta de segurança nas duas cidades e se haverá reforço na segurança. A Secretaria de Segurança Publica respondeu e disse que “ações investigativas da Polícia Civil e o policiamento ostensivo e preventivo da Polícia Militar foram intensificadas em toda região do Vale, incluindo as cidades de Lorena e Cruzeiro”. A SSP, porém, não falou se vai haver aumento na segurança nas cidades mencionadas. Veja abaixo o teor da nota enviada à redação.

A SSP destaca que utiliza o Sistema de Informação e Prevenção aos Crimes Contra a Vida (SPVida) para analisar os indicadores de crimes e elaborar planos de ação visando a redução de mortes. Na região do Vale do Paraíba, desde janeiro, 43,5% dos casos de homicídios e 70% dos latrocínios foram esclarecidos, resultando na prisão de 64 infratores por essas modalidades criminosas. No total, 4.551 pessoas foram presas/apreendidas na área, representando um aumento de 5,1% em relação ao ano anterior.

As ações investigativas da Polícia Civil e o policiamento ostensivo e preventivo da Polícia Militar foram intensificadas em toda região do Vale, incluindo as cidades de Lorena e Cruzeiro. No primeiro semestre deste ano, o Estado registrou uma queda de 4,9% no número de homicídios dolosos em comparação com o mesmo período de 2022. Em junho, a queda foi ainda maior, de 15,9%. Esses resultados são fruto do trabalho conjunto das forças policiais, investimentos em tecnologia, capacitação dos profissionais de segurança e ações estratégicas em áreas de maior incidência criminal“.

*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.