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Desinformação marca primeiro dia útil de integração do transporte público em Taubaté

Desinformação marca primeiro dia útil de integração do transporte público em Taubaté, nesta segunda-feira (12/05). Usuários relatam atrasos, falta de informação e falhas na estrutura da nova estação ECO Cecap. A Prefeitura promete correções até o fim da semana. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Implantada para reorganizar o transporte coletivo, estação enfrenta críticas por comunicação falha e superlotação

O primeiro dia útil de funcionamento da nova ECO Cecap, a Estação de Conexão implantada pela Prefeitura de Taubaté no último sábado (10), foi marcado por desinformação, atrasos e insatisfação de passageiros. A estrutura faz parte da reestruturação do transporte público na cidade, promovida em parceria com o TAU! (Transporte Acessível Urbano de Taubaté).

Instalada no bairro Cecap, às margens da Rodovia Carlos Pedroso da Silveira (antiga Estrada Velha), a ECO Cecap promete integrar linhas alimentadoras de bairros periféricos às linhas principais com destino ao centro da cidade, permitindo a troca de ônibus sem custo adicional no intervalo de até 1h15, desde que o passageiro utilize o Cartão Rápido.

Entretanto, no primeiro dia útil da operação em carga plena, passageiros reclamaram da falta de informação prévia, dificuldade para entender os novos itinerários, atrasos de mais de 50 minutos e até de superlotação da plataforma, que já é considerada subdimensionada pela própria Secretaria de Mobilidade Urbana.

“Não avisaram nada”: passageiros se dizem pegos de surpresa

Beth, moradora do Maracaibo, aguardava há cerca de 50 minutos um ônibus de retorno ao bairro e expressou indignação:

“Já estaria em casa se fosse como antes. Não avisaram nada, não teve cartaz nem aviso no ônibus. Não gostei dessa mudança, é uma porcaria.”

Terezinha, também usuária da linha do Maracaibo, confirmou a falta de comunicação:

“Fiquei sabendo por outras pessoas. Eles mesmos não avisaram nada. O ônibus que sempre passava às 15h50 agora ninguém sabe qual é.”

Nicéia, que viajava de Caçapava para o bairro Pinheirinho, também foi impactada:

“Antes eu ia direto até a rodoviária. Agora tenho que descer aqui, esperar e mudar de ônibus. Só atrasa quem precisa trabalhar ou ir ao médico.”

Entre as poucas opiniões favoráveis, Gabriel, morador do Quiririm, considerou a mudança uma tendência positiva:

“A cidade está crescendo. É normal ter ajustes no começo. Eu acho que, com o tempo, vai melhorar muito para quem depende do transporte coletivo.”

Secretaria reconhece falhas na comunicação e no dimensionamento da estação

Em entrevista ao Vale 360 News, o secretário de Mobilidade Urbana de Taubaté, Monteclaro César, reconheceu os problemas enfrentados pela população:

“Realmente a comunicação poderia ter sido mais clara e didática. Principalmente para idosos ou pessoas com dificuldade de acessar internet e aplicativos. Essa responsabilidade era da concessionária, mas assumimos a falha.”

Segundo o secretário, além do problema de comunicação, foi constatado que a estação está fisicamente pequena para a demanda:

“A estação já está demonstrando superlotação. Os ônibus chegam juntos, o espaço é apertado. Encaminhamos um relatório ao prefeito para reavaliar o tamanho e até estudar uma ampliação ou redistribuição das plataformas.”

Ele completou:

“Estamos promovendo a maior mudança no transporte de Taubaté em mais de 50 anos. Não é um itinerário que mudou, é o sistema inteiro. Esperamos corrigir os problemas ainda nesta semana.”

O que é a ECO Cecap e como funciona a nova rede

A ECO Cecap é a primeira de três estações de conexão previstas pela Prefeitura. Ela opera com sistema de iluminação solar e tem como objetivo permitir que os passageiros realizem integrações entre linhas alimentadoras e troncais, economizando tempo e pagando apenas uma tarifa, desde que usem o Cartão Rápido.

Linhas troncais que saem da ECO Cecap:

  • Linha 28 – Cecap 4 / Rodoviária Velha via Bonfim

    • Circular no bairro Cecap 4

    • Passa por Novo Horizonte, Bonfim, Portal da Mantiqueira, Shopping Taubaté, Av. Itália, Av. Independência até a Rodoviária Velha

  • Linha 16 – ECO Cecap / Rodoviária Velha – via Res. Independência

    • Passa por Chácara Flórida, Vista Alegre, Residencial Independência, Av. Itália e Hospital Regional

Linhas alimentadoras que levam passageiros até a ECO:

  • Linha 17 – Pinheirinho

  • Linha 20 – Maracaibo

  • Linha 23 – Quiririm

  • Linha 24 – Cecap

  • Linha 27 – Santa Tereza

Outras alterações:

  • Linha 13 – Gurilândia: readequada, agora parte da ECO Cecap até o bairro Gurilândia, via Shopping e Hospital Regional

  • Linha 16 – Chácara Flórida: já existente, agora integra o sistema tronco-alimentador

A frequência de ônibus com destino ao centro deverá ser de um a cada 16 minutos. Segundo a Prefeitura, as mudanças representam um aumento de 6% na oferta total do sistema, e de 18% no volume de viagens nas regiões próximas à nova estação.

Prefeitura realiza reuniões nos bairros

Para esclarecer a população, a Prefeitura de Taubaté está promovendo reuniões comunitárias nos bairros atendidos pela ECO Cecap. Os itinerários completos e horários podem ser consultados no site oficial do TAU!: www.voudetau.com.br

Perguntas frequentes

1. O que é a ECO Cecap?
É uma estação de conexão onde passageiros podem trocar de linha sem pagar nova passagem, dentro de até 1h15, com o Cartão Rápido.

2. Quais bairros foram impactados?
Cecap, Pinheirinho, Maracaibo, Quiririm, Santa Tereza, Chácara Flórida, Bonfim, Independência, entre outros.

3. Haverá ampliação da estação?
A Secretaria de Mobilidade reconheceu que a estação está subdimensionada e estuda alterações.

4. Até quando os problemas devem ser corrigidos?
A previsão da Prefeitura é que os ajustes sejam concluídos até o final desta semana.

5. Onde buscar informações atualizadas?
No site www.voudetau.com.br ou nas reuniões comunitárias nos bairros afetados.

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