Em 2023, Polícia Civil no Vale do Paraíba esclarece 29 dos 131 assassinatos, 22%, na região até maio. A região ostenta o título de região mais violenta do Estado de São Paulo. Os números são exclusivos do Vale 360 News e foram obtidos pela reportagem via Lei de Acesso à Informação (LAI).
Dos 131 homicídios ocorridos entre janeiro e maio deste ano, no Vale do Paraíba e Litoral Norte, área do Deinter 01 (Departamento de Polícia Judiciária), 29 foram esclarecidos. 102 famílias ainda aguardam as investigações dos departamentos especializados. Em 2022, o Departamento teve um índice de esclarecimento de 31%. Foram 368 homicídios e 117 esclarecimentos. Portanto, 2023 está aquém do que foi produzido no ano anterior.
Entre os 10 Departamentos de Polícia Judiciária espalhados pelo Estado, o Deinter 01 está na quarta colocação entre aqueles que mais esclareceram os assassinatos neste ano. A medalhas de ouro, prata e bronze para os esclarecimentos de assassinatos vão para o Deinter 04 (Bauru), com 25%, Deinter 10 (Araçatuba), com 23%, e Deinter 07 (Sorocaba), com 22% de resposta positiva à sociedade.
Cidades
A reportagem também solicitou via Lei de Acesso à Informação o número de esclarecimento dos homicídios em oito cidades da região, onde são concentrados a maior parte dos crimes deste tipo entre janeiro e maio. Das 83 mortes nos municípios de Taubaté (18), São José dos Campos (18), Lorena (8), Cruzeiro (8), Guaratinguetá (12), Jacareí (8), Pindamonhangaba (5), Caçapava (6), 20 foram esclarecidas, o que representa 24,2%, portanto na média do Deinter 01.
A cidade que mais se destaca no índice de esclarecimento é Caçapava com 83%. Das seis mortes, cinco foram esclarecidas. Cruzeiro vem em segundo lugar, com 33%. Foram 12 mortes e quatro esclarecidas. Vêm na sequência, Jacareí com 25% e São José dos Campos com 22%.
No ranking das cidades que jogam os números do Deinter 01 para baixo estão: Guaratinguetá, que não esclareceu nenhuma das 12 mortes entre janeiro e maio deste ano, Lorena, que tem 12,5% de esclarecimento e Taubaté 16%.
*Os números de Caçapava foram alterados em relação à reportagem anterior, uma vez que o delegado Hugo Pereira de Castro fez contato e ponderou que na cidade foram esclarecidos cinco dos seis homicídios. Os números pedidos via lei de acesso à informação mostram que o esse número era de um assassinato esclarecido dos seis cometidos na cidade.
Leia mais
PAT tem 650 vagas de empregos em São José dos Campos nesta segunda (11)
Trem de Natal vai passar por cidades do Vale do Paraíba, como Taubaté, Caçapava e Pinda
Prefeitura de Taubaté abre concurso na área da educação