"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Em 2023, Polícia Civil no Vale do Paraíba esclarece 29 dos 131 assassinatos, 22%, na região até maio

Advertisement

Em 2023, Polícia Civil no Vale do Paraíba esclarece 29 dos 131 assassinatos, 22%, na região até maio. A região ostenta o título de região mais violenta do Estado de São Paulo. Os números são exclusivos do Vale 360 News e foram obtidos pela reportagem via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Dos 131 homicídios ocorridos entre janeiro e maio deste ano, no Vale do Paraíba e Litoral Norte, área do Deinter 01 (Departamento de Polícia Judiciária), 29 foram esclarecidos. 102 famílias ainda aguardam as investigações dos departamentos especializados. Em 2022, o Departamento teve um índice de esclarecimento de 31%. Foram 368 homicídios e 117 esclarecimentos. Portanto, 2023 está aquém do que foi produzido no ano anterior.

Entre os 10 Departamentos de Polícia Judiciária espalhados pelo Estado, o Deinter 01 está na quarta colocação entre aqueles que mais esclareceram os assassinatos neste ano. A medalhas de ouro, prata e bronze para os esclarecimentos de assassinatos vão para o Deinter 04 (Bauru), com 25%, Deinter 10 (Araçatuba), com 23%, e Deinter 07 (Sorocaba), com 22% de resposta positiva à sociedade.

Cidades

A reportagem também solicitou via Lei de Acesso à Informação o número de esclarecimento dos homicídios em oito cidades da região, onde são concentrados a maior parte dos crimes deste tipo entre janeiro e maio. Das 83 mortes nos municípios de Taubaté (18), São José dos Campos (18), Lorena (8), Cruzeiro (8), Guaratinguetá (12), Jacareí (8), Pindamonhangaba (5), Caçapava (6), 20 foram esclarecidas, o que representa 24,2%, portanto na média do Deinter 01.

A cidade que mais se destaca no índice de esclarecimento é Caçapava com 83%. Das seis mortes, cinco foram esclarecidas. Cruzeiro vem em segundo lugar, com 33%. Foram 12 mortes e quatro esclarecidas. Vêm na sequência, Jacareí com 25% e São José dos Campos com 22%.

No ranking das cidades que jogam os números do Deinter 01 para baixo estão: Guaratinguetá, que não esclareceu nenhuma das 12 mortes entre janeiro e maio deste ano, Lorena, que tem 12,5% de esclarecimento e Taubaté 16%.

*Os números de Caçapava foram alterados em relação à reportagem anterior, uma vez que o delegado Hugo Pereira de Castro fez contato e ponderou que na cidade foram esclarecidos cinco dos seis homicídios. Os números pedidos via lei de acesso à informação mostram que o esse número era de um assassinato esclarecido dos seis cometidos na cidade.

*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.