Uma mãe registrou boletim de ocorrência nesta quarta-feira (8) em Caçapava, denunciando um possível caso de negligência médica no atendimento do filho de 9 anos no hospital da FUSAM (Fundação de Saúde e Assistência do Município). A criança teria aguardado por atendimento neurológico por mais de 12 horas sem retorno efetivo. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Caso ocorreu após queda e inchaço no rosto da criança
Segundo o boletim registrado na Delegacia de Polícia de Caçapava, a mãe da criança, informou que seu filho sofreu uma queda e bateu o rosto no chão, o que resultou em um inchaço. A criança foi levada à FUSAM por volta das 8h36 da manhã do dia 7 de maio para atendimento médico.
A primeira médica que atendeu a criança solicitou um exame de raio-X, que foi realizado. Em seguida, o menino foi encaminhado a outra profissional, que solicitou uma ressonância magnética. O exame foi feito, e a mãe foi informada que o filho seria avaliado por um neurologista.
Neurologista não compareceu e novo exame foi pedido à noite
Ainda conforme o relato da mãe, o neurologista não apareceu ao longo do dia e, por volta das 21h, foi solicitada uma nova ressonância. Até o momento do registro da ocorrência, segundo a mãe, nenhum resultado dos exames havia sido apresentado, nem qualquer parecer médico formal sobre o estado de saúde da criança.
A mãe relatou também que não houve avaliação direta do neurologista e classificou o atendimento recebido como um “descaso”.
Outro lado
A Prefeitura de Caçapava foi procurada para falar sobre o caso e disse que a Fusam “reafirma o compromisso com transparência e segurança dos pacientes”. Leia nota abaixo.
“O hospital recebeu as informações referentes ao caso através da família e neste momento está verificando a existência de provas materiais capazes de justificar a abertura de um processo administrativo para apurar os fatos.
A FUSAM reafirma seu compromisso com a transparência e a segurança dos pacientes, e irá tomar as medidas cabíveis com base nos resultados dos levantamentos”.
Prefeitura de Caçapava ainda não tem data para entrega do material escolar
Perguntas frequentes
O que aconteceu com a criança atendida na FUSAM em Caçapava?
Segundo relato da mãe à polícia, a criança sofreu uma queda, foi levada ao hospital e aguardou mais de 12 horas sem ser avaliada por um neurologista.
A criança recebeu atendimento médico?
Sim, foram realizados exames como raio-X e ressonância magnética, mas não houve avaliação médica completa, de acordo com o relato da mãe.
O caso foi registrado como crime?
Não. O boletim foi classificado como ocorrência “não criminal”.
Qual a posição da FUSAM?
Até o momento não há manifestação pública da Fundação de Saúde de Caçapava.
O que a Polícia Civil fará a respeito?
O boletim foi encaminhado ao delegado titular para análise e eventuais providências.
Deseja uma versão com imagem ilustrativa do hospital ou do local da ocorrência?
ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DE CAÇAPAVA. É GRÁTIS!
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Para desbancar pequenas lojas de importados, Busca Busca em São José dos Campos será inaugurado em shopping do Centro na terça (08)
Homem que teve a casa depredada por motoboys em Caraguatatuba disse que confusão aconteceu porque levou um soco no rosto desferido pelo entregador
Apostador de Campos do Jordão leva bolada na Lotofácil