No próximo dia 19 de agosto, será realizada a pré-estreia do filme “Meu Amigo Pinguim” no Cinépolis do JK Iguatemi, em São Paulo. Este evento, reservado apenas para convidados, marcará a primeira exibição do longa-metragem em território brasileiro. O filme, dirigido pelo cineasta brasileiro David Schurmann, destaca a participação de 10 pinguins-de-Magalhães do Aquário de Ubatuba, que foram treinados ao longo de três meses para atuar na produção. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
A estreia oficial de “Meu Amigo Pinguim” está programada para o dia 12 de setembro, e o filme é inspirado em uma história real de amizade entre um pescador brasileiro e um pinguim. O elenco conta com a presença de atores de renome internacional, como Jean Reno, Adriana Barraza, e Alexia Moyano. A direção de fotografia foi realizada por Anthony Dod Mantle, vencedor do Oscar por seu trabalho em “Quem Quer Ser um Milionário?”.
O enredo do filme gira em torno de João, um pescador solitário que encontra um pinguim perdido e coberto de óleo. A amizade que se desenvolve entre João e o pinguim, chamado DinDim, transforma a vida do pescador e traz esperança e cura para sua família. As filmagens ocorreram em Ubatuba, Paraty e na Patagônia Argentina, com a participação de mais de 150 profissionais.
Durante todo o processo de produção, o Aquário de Ubatuba, em colaboração com o Instituto Argonauta e a organização Terramare, garantiu o bem-estar dos animais. Os locais de filmagem foram cuidadosamente desinfetados para evitar qualquer risco à saúde dos pinguins. No total, 12 pinguins participaram das gravações, sendo 10 do Aquário de Ubatuba e 2 do Oceanic Aquarium. Maui, um dos pinguins do Aquário de Ubatuba, destacou-se durante os treinamentos e assumiu o papel principal de DinDim.
Os pinguins que atuaram no filme continuam a receber visitas no Aquário de Ubatuba, onde crianças de até 12 anos podem participar da alimentação interativa com os animais. Além disso, o Aquário lançou um pinguim de pelúcia exclusivo inspirado em DinDim, para que as crianças possam levar uma lembrança do personagem para casa.
A história real
A história que inspirou o filme começou em 2011, quando um pinguim foi encontrado na praia de Proveta, na Ilha Grande-RJ, coberto de óleo e debilitado. O senhor João, que o encontrou, limpou o óleo do corpo do animal e a partir desse momento, uma amizade se formou. Nos anos seguintes, o pinguim, batizado de DinDim, retornava regularmente para visitar seu amigo.
Em 2016, o pinguim voltou machucado e o senhor João solicitou a ajuda do Instituto Argonauta, uma ONG fundada pelos responsáveis pelo Aquário de Ubatuba. A equipe do instituto foi ao local, realizou uma avaliação clínica do animal e constatou que ele estava saudável. Após a coleta de amostras para análise de DNA e biometria, foi colocada uma anilha metálica de identificação e monitoramento no pinguim. Com esses dados, os pesquisadores confirmaram cientificamente que se tratava do mesmo pinguim que retornava todos os anos para encontrar o senhor João. O artigo científico que documenta essa história está em fase final de revisão e será publicado em breve em uma revista internacional.
Sobre o Aquário de Ubatuba
Fundado em fevereiro de 1996 por um grupo de oceanólogos, o Aquário de Ubatuba foi o primeiro empreendimento privado do tipo no Brasil a ser aberto ao público. Com a missão de sensibilizar a população sobre a importância do meio ambiente marinho e a necessidade de conservação de sua biodiversidade, o aquário já recebeu mais de 3 milhões de visitantes desde sua inauguração. Em 1998, a direção do aquário criou o Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, uma ONG dedicada ao resgate e reabilitação de animais marinhos, incluindo os pinguins-de-Magalhães.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Padre Marcelo Rossi agita evento católico no Vale do Paraíba
Trem Iluminado de Natal vai passar pelas cidades do Vale do Paraíba. Confira a programação
Encontro de carros antigos agita Parque das Cerejeiras em Campos do Jordão