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Prefeitura de Pinda intermedeia acordo e trabalhadores da coleta lixo encerram a paralisação

Prefeitura de Pinda intermedeia acordo e trabalhadores da coleta lixo encerram a paralisação. A cidade ficou sem coleta e varrição nesta quinta-feira (26/06), devido a manifestação de cerca de 200 trabalhadores da empresa que presta serviço para a empresa Renovar. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Eles descobriram, sem aviso prévio, que poderiam perder os empregos por causa do encerramento do contrato vigente da empresa com a Prefeitura e a contratação de outra, de forma emergencial.

No começo do dia, os funcionários dizem que foram oferecidas três opções:

  1. pedir demissão
  2. ser mandado embora
  3. fazer acordo

Uma reunião entre sindicato, empresas e prefeitura aconteceu na tarde desta quarta e ficou acordado que os trabalhadores serão desligados da atual empresa e receberão todas as verbas rescisórias. Eles ainda poderão optar se desejam ser contratados pela nova empresa, que começa a operar na cidade dia 02 de julho.

Com o acordo, a coleta no centro da cidade voltou a ser realizada e vai ser retomada em todo o município nesta sexta-feira (27).

Atual contrato

Atualmente, os serviços de coleta e varrição são feitos pela empresa Renovar Saneamento Ambiental, que foi contratada em 2022 por R$ 43 milhões pelo período de 12 meses. De lá para cá o contrato foi aditado cinco vezes.

Em 2024, a Prefeitura pagou R$ 56,6 milhões, valor 30% maior ao contratado inicialmente.

A nova empresa vai assumir o serviço dia 01 de julho. O contrato com a nova empresa é emergencial, com dispensa de licitação. A sistemma Assessoria e Construção foi contratada pelo valor de R$ 54.867,000,00 para prestar o serviço.

Outro Lado

A Prefeitura de Pinda se manifestou por meio de nota e disse que dias e horários da coleta permanecerão os mesmos.

“O município de Pindamonhangaba terá uma nova empresa para serviços de limpeza urbana e de coleta e destinação de lixo a partir de 2 de julho.

A empresa Sistemma Serviços Urbanos vai assumir de forma emergencial o contrato do serviço, que atualmente é executado pela Renovar Saneamento. Na cotação de mercado realizada pela Prefeitura com quatro empresas, a Sistemma apresentou a melhor proposta.

A nova empresa vai manter a programação atual da coleta de lixo, com os mesmos dias, horários e valores, e se propôs a contratar os funcionários que atualmente trabalham na Renovar.

O contrato com a Renovar existe desde 2022 e foi renovado em 2023 e 2024. Em fevereiro deste ano, a Prefeitura notificou a empresa para apresentação de certidões necessárias para a renovação do contrato em 2025. Tendo em vista a não apresentação da documentação, o contrato atual encerra-se dia 1º de julho próximo.

Em virtude disso, a Prefeitura iniciou processo de contratação emergencial, para que a população continue com os serviços normalmente. “O município não rescindiu o contrato com a Renovar, apenas não renovamos por falta de documentação da empresa”, disse o secretário de Governo e Serviços Públicos, Thiago Gonçalves ‘Magrão’.

Segundo ele, o contrato emergencial tem validade de um ano, podendo ser interrompido a qualquer momento, assim que um novo contrato entrar em vigor. “Nossa equipe técnica já está trabalhando no processo de uma nova licitação com finalidade de contratar empresa responsável pelo serviço de coleta de lixo. Enquanto esse processo não for finalizado, teremos o serviço de forma emergencial com a Sistemma”, completou Thiago Magrão.

Sobre a empresa contratada de forma emergencial, ele ressaltou que ela já presta serviços de limpeza urbana em 10 municípios, sendo duas capitais Belo Horizonte-MG, Uberaba-MG, Contagem-MG, Unai-MG, Aparecida de Goiânia-GO, Valparaiso-GO, Anápolis GO, Caldas Novas-GO, Londrina-PR e Ibiporã PR.
Dentre os serviços contratados está a coleta de lixo. Atualmente são recolhidas cerca de 3.200 toneladas de lixo por mês em Pindamonhangaba, podendo chegar a 3.757 toneladas/mês, de acordo com estabelecido no contrato”.

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