Rodoviária Nova em São José dos Campos vira ponto de concentração de andarilhos e moradores de rua. Imagens que viralizaram nas redes sociais, na noite deste domingo (27/08), mostram que mais de uma dezena de pessoas, acompanhadas dos respectivos animais, se concentravam em um lugar coberto do terminal. A chuva e o frio contribuíram para o ajuntamento.
A ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) e os agentes da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão estiveram no local para tentar convencer as pessoas a aceitarem ajuda. É valido ressaltar, que ao lado da rodoviária se concentra o Centro Pop, Serviço de Abordagem Social e Centro de Atendimento ao Migrante, que recebe as pessoas que estão de passagem pela cidade e necessitam de apoio social.
A Prefeitura disponibiliza também abrigos para receber diversos públicos em várias regiões da cidade, mas em muitos casos existe a recusa dos andarilhos e moradores de rua, uma vez que nestes espaços há regras a serem seguidas. A reportagem cobrou uma posição da prefeitura de São José dos Campos a respeito de quais medidas podem ser adotadas no local, mas ainda não teve respostas.
Ver essa foto no Instagram
Moradores de rua,andarilhos são serem humanos no fim da cadeia da degradação social,que se perderam na trajetória da vida,perderam a auto-estima,perderam valores dos quais foram formados,sem perspectiva de futuro,vivem por viver; então,fazer por eles o bem ,não é só dar-lhes o que comer,um lugar para dormir,eles precisam de um trabalho psicossocial que lhes abram perspectiva de futuro,por exemplo de trabalho e moradia,pois é o trabalho que alavanca o ser humano,portanto deveriam ser criadas frentes de trabalho no município para oferecer a quem quer mudar de vida,isto após ser feita uma seleção,saber o histórico de vida de cada um,conhecendo as prováveis causas que os levaram ‘a atual situação;separar os usuários de drogas e fazer com esses um trabalho de recuperação ,de superação,dar-lhes chances de terem de novo uma vida digna ,mais humana; é um trabalho muito difícil,que envolve profissionais de várias áreas de atuação,,tem que ter financiamento,empreendimento ,idealismo,mas com certeza ,o resultado será imensurável pois não se mede a dignidade do ser humano.
Paulo excelente colocação a sua muitos desses brasileiros perderam emprego família e tudo que dava sustentação há eles o desemprego e a destruição de muitos trabalhos e a idade que infelizmente no nosso país um homem de 40 ou 50 pra cima não serve mais para trabalhar acaba encontrando na rua um alento
Excelente colocação. Faço das suas palavras as minhas…
Pena que não passa de utopia.
Sorry
Bem feito pra prefeitura, tinha a casa de Assis lá e o promotor mandou fechar, agora manda ele acolher essas pessoas na casa dele.
São todos vagabundos que vem nas cidades para causar desordens. Não querem nada com a vida porque recebem tudo de graça. Café da manhã, almoço, jantar e cobertores. Sujam todas as áreas verdes da cidade com lixos, jogam lixos nos bueiros pra causar inundações . Recebem dos bandidos dos petezadas graúdos para fazerem desordens. Não tem que dar comida e nem cobertores. Tem que deixar que eles mesmo comprem com o dinheiro que recebem e ou que trabalhem. Maioria são jovens e fortes . Mulheres, homens.
Vou fingir que nem li isso de uma mulher.
Que Deus tenha misericórdia de vc
Leve os pra sua casa então.
Mais desprezíveis que andarilhos , são pessoas que se acham no direito de julgar o ser humano por sua condição social .,Isso não tem nada a ver com partido político . São pessoas que merecem respeito e ajuda como qualquer ser humano .pois n humano .Precisam de dignidade social como todos nós
Leve os pra sua casa então.
Como não tem a ver com política?
Logo depois da entrevista de um certo ex prefeito , em q ele afirmou q uma das soluções para acabar com a cracolândia em SP seria enviá-los
para as cidades do interior e zonas rurais o número de moradores de rua coincidentemente subiu muito e a violência em SJCAMPOS-SP disparou.
Todos? Muito fácil dizer isso com sua bunda gorda sentada no conforto de sua casa.
Deveria entender melhor esta realidade, talvez tenha um pouco de empatia, Sra. cristã.
Nojo de ser humano. Só isso tenho para te dizer. Acho melhor ficar com a boca fechada.
Eu por estes dias ajudei um morador de rua com uns trocados para ele comprar comida para ele e seu cachorrinho de estimação, ele está desempregado e quer trabalhar resumindo como não tem endereço fixo fica impossibilitado de arrumar um emprego, ele não bebe não usa drogas e cuida de uma cachorrinha melhor do que muitas pessoas que tem cachorro em casa usa só para ser cão de guarda, não tem coragem nem para Andar com seu cachorro na rua a qual é preciso fazer para que o animal não fique extressado, acho que é preciso ver primeiro quem é quem para depois dar a fala,,
A culpa dessas pessoas estarem nas ruas é do estado, que não faz nada para gerar empregos…
Os empresários com esse negócio de tecnologia, trocou o ser humano por máquinas…Isso tem que ser revertido e o governo juntamente com o STF colocar uma regra para troca da mão de obra por robôs… Será que ninguém consegue enxergar que é pior para qualquer população…Se cria esses fantasmas que vivem na rua e só o estado fica com a conta… Alguém acaba tendo que ajudar a dar comida para esse povo…A iniciativa privada não quer colocar a na no bolso, só quer lucro…
Só agora que repararam nisso? Eu fui integrante de um projeto social, há uns 15 anos atrás, e isso já existia com força! A gente ia abordar essas pessoas,pra oferecer ajuda, e éramos quase enxotados por eles, que não queriam saber de nenhuma ajuda da prefeitura, de jeito nenhum! Eles detestam os abrigos, e alguns contam que as condições neles não é das melhores (pra ser bonzinho).
Acredito que os andarilhos e as pessoas nessa situação de vulnerabilidade não tem condições físicas e mentais de poder de escolha, de querer ficar na rua, eles falam que querem ficar por que muitas vezes ele não tem noção mais não tem referência de ter um convívio social de um banho escovar os dente senti que tem obrigação como um trabalho no dia seguinte, acredito que teria que ter um juiz assinar e se responsabiliza por esses cidadoes que necessita de cuidado mesmo que eles não queria. Pegar pelo poder judiciário autorizar as segurança pública como guarda civil ou militar colocar eles pra fazer um tratamento humanitário junto com a assistente social e direitos humanos e o ministério público resgate mesmo que contráriado esse moradores de rua pra eles ir para um Albergue fazer o cadastro deles procura a origem família e o planilhamento do serviço social para recuperar esse cidadão. Mas pra isso um juiz tem que ter peito e responsabilidade sobre essa junta de trabalho pq não é fácil mas é sim possível é só quererem. Até pq quem vive na rua eles não tem sanidade para se responsabilizar por si uma vez que já está vulnerável demais. E é direito de todos a saúde educação e moradia, mesmo pra aqueles vulnerável mesmo que eles não tenha condições pisiquica para ter seu direito vale. Ainda sonho em um dia ver essa prestação de serviço público acontecer para esse nossos irmão de rua. É assim que a gente resolve o problema querendo resolver.
Bom dia
Acho que é um conjunto de fatores que existem na sociedade, mas acredito que o querer é o principal. Temos o indivíduo que quer e temos o que não quer mudar de situação. Me pergunto.como ajudar com alguns trocados se não sabemos se o indivíduo vai utilizar para comprar alimentos ou drogas. Não devemos esquecer que o governo anterior contribuiu para que chegasse a esse ponto.
Nada a ver cada hum é cada hum sabe o que faz as desculpas são falso testemunhos. Todos tem livre abitrios, a diferença está no querer. Aprenda a pescar para não mendigar o peixe e ficar na dependência. Não deixe que a fraqueza mental domine a alma.
São José dos Campos está se degradando de um modo geral e os órgãos públicos estão tapando o sol com o peneira.
A conta chega!!!
Você tem toda razão, não são assim tão coitadinhos eu mesmo já tive algumas experiências de realidade com alguns moradores de ruas,tipo já pedi a alguns deles se queriam uma diária, almoço e janta rá carpi um terreno de um amigo meu e todos eles responderam que não, porque pedindo eles até ganham mais,eu chamo isso de folgados e acomodados, porque que essas pessoas que tem dó desses moradores de ruas não os levam pra morar nas suas casas já que só sabem fazer críticas a quem de certa forma repudiam as pessoas que falam a realidade,sem demagogia e sem frescuras?.
De nada adianta fazer qualquer coisa por esses moradores de ruas, conheço casos de boas pessoas que deram a mão pra alguns desses moradores e o agradecimento foi que limparam sua casa quando o mesmo estava trabalhando,em sua maioria são psicopatas,e usuários de drogas e pra vocês que não aceitam a realidade e querem consertar o mundo, porque não ⛔ s levam para o conforto das suas casas,pra ver o resultado depois,cada cabeça é uma sentença em nenhum deles teve minha mão induzindo a qualquer vício e alguns deles fugiram das responsabilidades de um cidadão ou mesmo de um pai de família,quem menos tem culpa em tudo isso,somos nós a sociedade de pessoas do bem, até porque temos em nossas cidades lugares adequados para abrigados e eles rejeitam esses abrigos por la terem regras rígidas.
Aqueles que tem dó levam para suas casas e cuidem com muito amor 👍 falar é fácil então os mesmos façam o que eu comentei e 👏👏👏👏 para os mesmos hipócritas
Resposta à Marina… Todos…acho que não, tenho certeza que muitos desses andarilhos tem mais amor ao próximo e dignidade do que vc. Em outro comentário te chamaram de Sr Cristã. De Cristã vc não tem nada . Porque o segundo mandamento é a amar ao próximo como a ti mesmo!!! Muitos estão ali sim por falta de escolha, alguns viciados sim ! Mais só quem conviveu e tem um famíliar para saber o quanto e difícil para sair do vício…. Muitos não tiveram outra opção ah não ser ir morarem na rua por conta do desemprego, ou quem em São José dos Campos ganhando um salário mínimo, e pagando um aluguel de 700$ sendo o mais barato , tem uma boa qualidade de vida ? E quem nem esse salário tem ? Espero que vc não tenha filhos por que é uma pensa um ser humanobcom essa mentalidade instruir outro, ou que vc não se esqueça que a vida é uma caixinha de surpresas. Que hoje vc pode estar olhando de cima, mais amanhã é vc quem pode.estar em baixo. Que Deus tenha misericórdia de vc e de todos aqueles que pensam da mesma forma. Pois há inúmeras pessoas que saíram dessa situação e venceram. Eu sou uma delas que passei de filha de andarilha catando papelão com minha mãe. E hoje tenho meu emprego, pagando meu primeiro apartamento. Com dois carros na garagem, Graças a Deus! Mae de um menino, educado e honrada de ensiar a ele os verdadeiros valores !!!que não importa, posição social ! Língua! Religião, Raça TODOS SOMOS IGUAIS , perante DEUS.
Vem Messias! O fim do mundo está próximo.
São José dos Campos está fazendo muita propaganda da cidade. Está acontecendo aqui o que já aconteceu em São Paulo no passado. Muita gente vindo pra cá iludida achando que vai conseguir mudar de vida e não é assim que funciona e a prefeitura que não está preparada para este aumento no fluxo de pessoas vai acabar perdendo o controle se não fizer nada.
Então, após ler um monte de comentários, uns com pena e outros não, fico lembrando da cena que vi ontem no centro de São José dos Campos, por incrível que pareça, por motivo de trabalho, fazia mais de um ano que eu não ia ao centro da cidade, e o que vi foi umas 10 pessoas preparando cigarro de maconha e comendo Marmitex próximo a praça Afonso Pena, a reportagem deixou claro, que estas pessoas NÃO querem ir para os abrigos, porque lá tem regras, então não são pessoas que querem trabalhar e blá blá blá, será que o centro de São José vai virar uma Cracolândia? Esperamos que não, nossa cidade não merece isso.
A cidade de São José dos Campos está tomada por indigentes e andarilhos. Todos querem usufruir da cidade tecnológica.
A cada esquina é alguém pedindo, os semáforos agora exibem o mendingo high-tech que oferece a opção de Pix caso você não tenha trocado, agora você não tem desculpa. A indigência acompanhando o ritmo da capital do Vale do Silício brasileiro.
Só levar para os bairros nobres que resolve rapidinho! Pimenta na feridas dos outros é refresco. Um dia destes minha filha chegou a noite ba rodoviária e ua a pé ora minha casa que é próxima a rodovia e um rapaz começou a segui-la,então ela entrou em um hotel e ligou ora min busca-la de carro. Vc que defende gostaria que sua filha passasse por isto. E quen passa ou chega na rodoviária qual a imagem que passa da cidade.
SJC lugar pra ter mendigo flanelinha são folgado..uma parou na padaria aqui satélite o mendigo novo pediu dinheiro a mulher negou se fosse algo pra comer ela daria o infeliz ficou chutando o carro quebrou farol falou muito palavrão aí pareci na hora o cara correu…. trás vale Sul alvorada que tem de flanelinha alí.. tem vereador mora alí faz alguma coisa infeliz