Sindicato diz que Alstom pode demitir até 500 trabalhadores em Taubaté. Diante da notícia, os trabalhadores entraram em estado de greve, que foi decidido em assembleia com trabalhadores do 1º e 3º turnos na manhã desta sexta-feira (06/09). Em nota enviada ao Vale 360 News a Alstom confirma a “readequação da força de trabalho na fábrica de Taubaté”, porém não fala em número de trabalhadores afetados com a medida. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
A planta da Alstom, em Taubaté, tem cerca de 1.500 funcionários entre trabalhadores diretos e terceiros. A alegação da Alston, de acordo com o Sindicato, acontece porque seu maior contrato, voltado ao fornecimento de trens para o metrô de São Paulo, está na fase final.
De acordo com o presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião, a empresa não aceitou realizar uma negociação. O Sindicato vai insistir para que a empresa utilize medidas de flexibilidade.
“O posicionamento do Sindicato é de conversar e encontrar meios para impedir demissões em massa. Já tivemos crises em diversas empresas e por meio do diálogo usamos ferramentas como layoff, banco de horas e férias coletivas para evitar os desligamentos”, explicou.
Claudião afirmou que o Sindmetau está mobilizado para impedir essa redução de postos de trabalho na cidade. “Não vamos aceitar demissões dentro da fábrica sem luta, sem resistência e sem um acordo que contemple todos os trabalhadores e trabalhadoras.”
A reportagem apurou com fontes que as demissões serão realizadas, mas os números não chegariam a 500, porém como confirma a empresa francesa haverá redução no quadro de funcionários da empresa.
Outro lado
A Alston em contato com o Vale 360 News divulgou a seguinte nota:
“A Alstom confirma a readequação de sua força de trabalho na fábrica de Taubaté. A ação é necessária após a conclusão de algumas fases de produção e faz parte dos ajustes necessários para a realização dos demais projetos. A decisão não impacta os projetos em curso, tampouco os negócios da empresa. A Alstom acredita e reforça seu compromisso de longo prazo com a mobilidade do país”.
A Alstom produz trens e componentes para a indústria ferroviária. Além do metrô de São Paulo, a empresa tem contratos de fornecimento com Santiago (Chile), Taipei (Taiwan) e Bucareste (Romênia).
Fábrica da Embraer em São José dos Campos recebe visita especial
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Leia mais
Milhares de romeiros seguem para Aparecida e se arriscam na Via Dutra, no Vale do Paraíba
Novo bairro em região nobre de São José dos Campos já tem nome
Carro bate em poste e duas pessoas ficam feridas em São José dos Campos; uma das vítimas foi socorrida pelo Águia