"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Sindicato diz que Alstom pode demitir até 500 trabalhadores em Taubaté

Sindicato diz que Alstom pode demitir até 500 trabalhadores em Taubaté. Diante da notícia, os trabalhadores entraram em estado de greve, que foi decidido em assembleia com trabalhadores do 1º e 3º turnos na manhã desta sexta-feira (06/09). Em nota enviada ao Vale 360 News a Alstom confirma a “readequação da força de trabalho na fábrica de Taubaté”, porém não fala em número de trabalhadores afetados com a medida. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

A planta da Alstom, em Taubaté, tem cerca de 1.500 funcionários entre trabalhadores diretos e terceiros. A alegação da Alston, de acordo com o Sindicato, acontece porque seu maior contrato, voltado ao fornecimento de trens para o metrô de São Paulo, está na fase final.

De acordo com o presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião, a empresa não aceitou realizar uma negociação. O Sindicato vai insistir para que a empresa utilize medidas de flexibilidade.

“O posicionamento do Sindicato é de conversar e encontrar meios para impedir demissões em massa. Já tivemos crises em diversas empresas e por meio do diálogo usamos ferramentas como layoff, banco de horas e férias coletivas para evitar os desligamentos”, explicou.

Claudião afirmou que o Sindmetau está mobilizado para impedir essa redução de postos de trabalho na cidade. “Não vamos aceitar demissões dentro da fábrica sem luta, sem resistência e sem um acordo que contemple todos os trabalhadores e trabalhadoras.”

A reportagem apurou com fontes que as demissões serão realizadas, mas os números não chegariam a 500, porém como confirma a empresa francesa haverá redução no quadro de funcionários da empresa.

Outro lado

A Alston em contato com o Vale 360 News divulgou a seguinte nota:

“A Alstom confirma a readequação de sua força de trabalho na fábrica de Taubaté. A ação é necessária após a conclusão de algumas fases de produção e faz parte dos ajustes necessários para a realização dos demais projetos. A decisão não impacta os projetos em curso, tampouco os negócios da empresa. A Alstom acredita e reforça seu compromisso de longo prazo com a mobilidade do país”.

A Alstom produz trens e componentes para a indústria ferroviária. Além do metrô de São Paulo, a empresa tem contratos de fornecimento com Santiago (Chile), Taipei (Taiwan) e Bucareste (Romênia).

Fábrica da Embraer em São José dos Campos recebe visita especial

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo. 

Siga nosso Instagram