Após dois dias de paralisação dos motoristas de ônibus em Guaratinguetá, foi firmado um acordo entre o sindicato dos condutores e a empresa Oceano, responsável pelo transporte coletivo. A paralisação havia sido convocada na segunda e terça-feira (03/12) para pressionar a prefeitura a realizar o repasse de verbas à empresa, o que ainda não ocorreu. Apesar disso, o acordo garantiu o pagamento da primeira parcela do 13º salário, permitindo a retomada dos serviços. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Acordo e retomada do transporte
A proposta foi apresentada durante uma assembleia com os trabalhadores na tarde desta terça-feira e aprovada. O transporte coletivo voltou a operar normalmente após a negociação, que não contou com a participação de representantes da prefeitura.
Ronaldo Costa, presidente do sindicato dos condutores, destacou que o problema financeiro é atribuído à prefeitura, que não teria cumprido uma decisão judicial que determina o repasse de verbas à empresa Oceano. Em sua fala, ele enfatizou o esforço do sindicato e da empresa para chegar a um consenso. “Nós tivemos a capacidade e a sabedoria de resolver o plano dos trabalhadores, sentar com responsabilidade, construir uma proposta e realizamos a assembleia. A proposta foi aprovada, então o transporte coletivo volta à normalidade.”
Críticas à prefeitura
Durante sua declaração, Ronaldo Costa criticou a gestão do prefeito Marcos Soliva, afirmando que o descumprimento da decisão judicial prejudica diretamente os trabalhadores. “Existe uma ordem judicial que determina que ele faça o repasse para a empresa cumprir suas obrigações. Não estou tirando a responsabilidade da empresa, mas tenho que frisar a responsabilidade do poder público. O prefeito deixou de cumprir com o direito dos trabalhadores, e ele será penalizado.”
O presidente do sindicato também deixou um recado para a população de Guaratinguetá: “Prestem atenção que esse prefeito está saindo da administração, e a partir de janeiro ele não será mais prefeito. Ele pode aparecer com uma candidatura, e não podemos aceitar que alguém que não teve capacidade de administrar vá representar a população em outro cargo.”
ASSISTA AQUI AO QUE DISSE RONALDO COSTA
Serviço normalizado
Com o acordo firmado, os trabalhadores retornaram às suas atividades, e o transporte coletivo voltou a operar sem interrupções. A situação do repasse de verbas, no entanto, segue indefinida, e novas mobilizações não estão descartadas caso a situação persista.
Outro lado
A reportagem procurou a Prefeitura de Guaratinguetá, que ainda não se manifestou.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Homem perambulava por cemitério por sete dias até ser abordado pela GCM, no Vale do Paraíba
Prefeitura de São José dos Campos inicia dragagem e limpeza de córregos e canais para prevenir enchentes
GCM de Caçapava prende homem que causava tumulto no Hospital Fusam