Após dois dias de paralisação dos motoristas de ônibus em Guaratinguetá, foi firmado um acordo entre o sindicato dos condutores e a empresa Oceano, responsável pelo transporte coletivo. A paralisação havia sido convocada na segunda e terça-feira (03/12) para pressionar a prefeitura a realizar o repasse de verbas à empresa, o que ainda não ocorreu. Apesar disso, o acordo garantiu o pagamento da primeira parcela do 13º salário, permitindo a retomada dos serviços. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Acordo e retomada do transporte
A proposta foi apresentada durante uma assembleia com os trabalhadores na tarde desta terça-feira e aprovada. O transporte coletivo voltou a operar normalmente após a negociação, que não contou com a participação de representantes da prefeitura.
Ronaldo Costa, presidente do sindicato dos condutores, destacou que o problema financeiro é atribuído à prefeitura, que não teria cumprido uma decisão judicial que determina o repasse de verbas à empresa Oceano. Em sua fala, ele enfatizou o esforço do sindicato e da empresa para chegar a um consenso. “Nós tivemos a capacidade e a sabedoria de resolver o plano dos trabalhadores, sentar com responsabilidade, construir uma proposta e realizamos a assembleia. A proposta foi aprovada, então o transporte coletivo volta à normalidade.”
Críticas à prefeitura
Durante sua declaração, Ronaldo Costa criticou a gestão do prefeito Marcos Soliva, afirmando que o descumprimento da decisão judicial prejudica diretamente os trabalhadores. “Existe uma ordem judicial que determina que ele faça o repasse para a empresa cumprir suas obrigações. Não estou tirando a responsabilidade da empresa, mas tenho que frisar a responsabilidade do poder público. O prefeito deixou de cumprir com o direito dos trabalhadores, e ele será penalizado.”
O presidente do sindicato também deixou um recado para a população de Guaratinguetá: “Prestem atenção que esse prefeito está saindo da administração, e a partir de janeiro ele não será mais prefeito. Ele pode aparecer com uma candidatura, e não podemos aceitar que alguém que não teve capacidade de administrar vá representar a população em outro cargo.”
ASSISTA AQUI AO QUE DISSE RONALDO COSTA
Serviço normalizado
Com o acordo firmado, os trabalhadores retornaram às suas atividades, e o transporte coletivo voltou a operar sem interrupções. A situação do repasse de verbas, no entanto, segue indefinida, e novas mobilizações não estão descartadas caso a situação persista.
Outro lado
A reportagem procurou a Prefeitura de Guaratinguetá, que ainda não se manifestou.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Justiça autoriza retomada de obra de supermercado no Urbanova, em São José dos Campos, em suposta área de preservação ambiental,
Manutenção emergencial pode afetar abastecimento de água no Quiririm em Taubaté nesta terça (1)
Criança em bicicleta é atropelada por ônibus do transporte coletivo em São José dos Campos