Os trabalhadores da Gerdau Pinda aprovaram uma proposta da Campanha Salarial que atende uma antiga reivindicação: o fim da jornada de trabalho no formato 6×1. A decisão foi tomada por unanimidade no turno da manhã desta quinta-feira (12/09), após uma série de protestos realizados pelos funcionários. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
No dia 5 de setembro, houve uma paralisação de uma hora em protesto por melhores condições de trabalho e por um aumento real nos salários. A proposta aprovada garante um reajuste de 5%, que inclui o índice da inflação e 1,24% de aumento real, que será integralmente aplicado na próxima folha de pagamento.
O acordo também prevê a migração dos funcionários que atualmente estão na escala 6×1 para outras jornadas de trabalho a partir de janeiro, e proíbe a empresa de voltar a utilizar essa escala no futuro. Todos os direitos dos trabalhadores foram mantidos no novo acordo.
A jornada 6×1, onde o funcionário trabalha seis dias e folga um, é alvo de reclamações do Sindicato dos Metalúrgicos há quatro anos. Segundo o presidente do sindicato, André Oliveira, essa mudança representa uma conquista importante para a categoria. “Hoje é um dia de vitória, para muitos trabalhadores que ficaram anos e anos sofrendo com essa jornada, que já perderam muito do convívio com a própria família, e para todos os outros que também poderiam entrar nessa escala a qualquer momento. Eu mesmo fiquei oito anos nessa jornada, sei como é difícil. Foram vários protestos, sempre com adesão total. Parabéns trabalhadores. O resultado chegou”, afirmou André.
Atualmente, cerca de 40% dos funcionários da unidade trabalham na jornada 6×1. A transição para novas escalas, como 6×2, 5×2 e outras com folgas alternadas, será realizada até dezembro, de acordo com as necessidades específicas de cada setor.
A fábrica da Gerdau em Pindamonhangaba atua na produção de aço para o setor automotivo e emprega cerca de 2.500 trabalhadores.
*Foto de Capa: Sindicato dos Metalúrgicos
Concurso dos Correios é confirmado, vai ter quase 3.500 vagas, inclusive para o Vale do Paraíba, e salários iniciais de até R$ 6,8 mil
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Leia mais
Justiça autoriza retomada de obra de supermercado no Urbanova, em São José dos Campos, em suposta área de preservação ambiental,
Manutenção emergencial pode afetar abastecimento de água no Quiririm em Taubaté nesta terça (1)
Criança em bicicleta é atropelada por ônibus do transporte coletivo em São José dos Campos