Os trabalhadores da Gerdau Pinda realizaram uma paralisação nesta quinta-feira (05/09) com o objetivo de reivindicar o fim da jornada de trabalho no regime 6×1. A paralisação, que ocorreu em todos os turnos da unidade, teve duração de uma hora e deve se repetir ao longo do dia. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O sistema 6×1, em que o funcionário trabalha seis dias consecutivos e folga apenas um, é alvo de protestos do Sindicato dos Metalúrgicos há quatro anos. De acordo com o presidente do sindicato, André Oliveira, a jornada tem impacto negativo no convívio familiar e também afeta a segurança dos trabalhadores. “São inúmeras reclamações. Alguns funcionários chegam a pedir demissão por não suportarem essa escala. Eu mesmo trabalhei nessa jornada por muitos anos e sei como é difícil equilibrar a vida familiar, além do cansaço que afeta a segurança”, afirmou Oliveira.
A paralisação também faz parte das ações da Campanha Salarial, em que os trabalhadores pressionam por um reajuste com aumento real. A bancada patronal do setor do aço ainda não aceitou as propostas feitas pela Federação dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), que coordena as negociações.
A fábrica da Gerdau em Pindamonhangaba, conhecida como Gerdau Pinda, é especializada na produção de aço para o setor automotivo e emprega cerca de 2.500 trabalhadores.
Outro Lado
“A Gerdau confirma que na manhã desta quinta-feira (5) ocorreu uma parada sindical programada e temporária organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos local em frente à unidade de Pindamonhangaba (SP). Este movimento faz parte das negociações em curso relacionadas à Campanha Salarial. A Companhia reafirma seu compromisso com o diálogo aberto e transparente com seus colaboradores, colaboradoras, sindicatos e demais partes interessadas”.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
“Você não sabe com quem está falando”: motorista causa acidente e tenta intimidar vítima em Taubaté
Bloqueio de vias em São José dos Campos para corrida de rua. Saiba detalhes
Jovem perde controle de moto, bate em poste e morre em Taubaté