Os trabalhadores da Gerdau Pinda realizaram uma paralisação nesta quinta-feira (05/09) com o objetivo de reivindicar o fim da jornada de trabalho no regime 6×1. A paralisação, que ocorreu em todos os turnos da unidade, teve duração de uma hora e deve se repetir ao longo do dia. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O sistema 6×1, em que o funcionário trabalha seis dias consecutivos e folga apenas um, é alvo de protestos do Sindicato dos Metalúrgicos há quatro anos. De acordo com o presidente do sindicato, André Oliveira, a jornada tem impacto negativo no convívio familiar e também afeta a segurança dos trabalhadores. “São inúmeras reclamações. Alguns funcionários chegam a pedir demissão por não suportarem essa escala. Eu mesmo trabalhei nessa jornada por muitos anos e sei como é difícil equilibrar a vida familiar, além do cansaço que afeta a segurança”, afirmou Oliveira.
A paralisação também faz parte das ações da Campanha Salarial, em que os trabalhadores pressionam por um reajuste com aumento real. A bancada patronal do setor do aço ainda não aceitou as propostas feitas pela Federação dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), que coordena as negociações.
A fábrica da Gerdau em Pindamonhangaba, conhecida como Gerdau Pinda, é especializada na produção de aço para o setor automotivo e emprega cerca de 2.500 trabalhadores.
Outro Lado
“A Gerdau confirma que na manhã desta quinta-feira (5) ocorreu uma parada sindical programada e temporária organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos local em frente à unidade de Pindamonhangaba (SP). Este movimento faz parte das negociações em curso relacionadas à Campanha Salarial. A Companhia reafirma seu compromisso com o diálogo aberto e transparente com seus colaboradores, colaboradoras, sindicatos e demais partes interessadas”.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Leia mais
Via Dutra no Vale do Paraíba tem diversos pontos de lentidão no sentido Aparecida
Carro cai em buraco após rompimento de tubulação da Sabesp em São José dos Campos
Vandalismo e furto deixam parte Caçapava sem água