VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

De olho em novos negócios, Embraer recebe príncipe saudita em São José dos Campos

De olho em novos negócios, Embraer recebe príncipe saudita em São José dos Campos para discutir o impulsionamento da indústria aeroespacial da Arábia. A equipe liderada pelo Príncipe Fahd bin Mansour bin Nasser bin Abdulaziz, e representantes da NEOM visitaram a sede da empresa, na sexta-feira (13/09). CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Na visita, Abdulaziz e equipe discutiram detalhes a respeito de tendências tecnológicas emergentes e oportunidades de colaboração para impulsionar significativamente a indústria aeroespacial saudita. Antes, a delegação da Arábia esteve no Startup20 Summit, em, São Paulo. No evento, na Capital Paulista, houve discussões a respeito de inovações nos setores de aviação, mobilidade aérea urbana e aeroespacial.

Lá, em parceria com a NEOM, foi falado a respeito de um projeto visionário para transformar a costa do Mar Vermelho do noroeste da Arábia Saudita em uma cidade futurística.

Dimas Tomelin, Vice-Presidente de Estratégia, Digital e Inovação da Embraer e Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility conduziram as apresentações sobre produtos e processos do sistema produtivo na fábrica.

A visita oficial coincide com uma série de eventos planejados pela Embraer em setembro para comemorar o “Mês da Inovação”, que busca fomentar o ecossistema de inovação e conectar colaboradores, startups e líderes ao redor do mundo.

Príncipe Saudita visita Embraer
Foto: Embraer (Divulgação)
Príncipe Saudita visita Embraer
Foto: Embraer (Divulgação)
Embraer recebe príncipe saudita em São José dos Campos
Foto: Embraer (Divulgação)
Embraer recebe príncipe saudita em São José dos Campos
Foto: Embraer (Divulgação)

Acordos da Embraer com a Arábia Saudita

No fim de novembro de 2023, o Presidente Lula foi o garoto-propaganda da Embraer em visita oficial a Riade, na Arábia Saudita. Na ocasião, a Embraer assinou três acordos de cooperação com o governo e empresas sauditas nas áreas de aviação civil; defesa e segurança; e mobilidade aérea urbana.

Em discurso, Lula disse que: “Desde a criação, nos anos 1960, a Embraer sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, representando o Brasil, que tem uma indústria extremamente avançada. Quem conversa com o Brasil às vezes pensa que o Brasil é só um país da agricultura, porque nos anos 60 era só do café. Mas o Brasil é um país que tem uma indústria muito avançada e nós queremos que essa indústria possa ser divulgada e compartilhada com o povo da Arábia Saudita”, disse.

Acordos assinados

O primeiro acordo assinado foi um memorando de entendimento de cooperação e parcerias com o governo saudita, representado pelo Ministério de Investimento da Arábia Saudita e o GACA, a autoridade aeronáutica do país.

O segundo memorando foi com a SAMI, principal companhia saudita de defesa e segurança e subsidiária do Fundo de Investimento Público local. Em comunicado, a Embraer explicou que o acordo busca ampliar a presença de ambas as empresas na Arábia Saudita, com os objetivos conjuntos de promoção das capacidades do C-390 Millennium (aeronave militar da Embraer) e do fornecimento de suporte local associado aos requisitos do Ministério da Defesa do país.

“A SAMI e a Embraer também trabalharão para estabelecer uma ampla capacidade de manutenção das aeronaves da Embraer no país. Nesse sentido, ambas as empresas também têm como alvo o estabelecimento de um Centro Regional de MRO (manutenção, reparo e revisão, na sigla em inglês) e de uma linha de montagem final para o Embraer C-390, bem como a integração do sistema de missão no Reino da Arábia Saudita. Além disso, a Embraer e a SAMI se engajarão em atividades de treinamento, que possibilitarão a abertura de novas oportunidades no setor aeroespacial do Reino da Arábia Saudita e região”, acrescenta o comunicado.

Por fim, o terceiro memorando foi assinado pela Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer e a flynas, a principal companhia aérea de baixo custo do Oriente Médio e do mundo. O acordo trata sobre operações de taxi aéreo na Arábia Saudita e um futuro ecossistema local de voos elétricos.

“A flynas opera mais de 1,5 mil voos semanais para mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Esse esforço colaborativo entre a Eve e a flynas, bem como a introdução de voos de eVTOL [aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical] na Arábia Saudita, disponibilizará aos passageiros uma opção adicional de transporte urbano, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso das empresas em moldar o futuro da aviação elétrica e fornecer transporte eficiente, seguro e sustentável para a região”, explicou a Embraer.

*com informações da Agência Brasil

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo. 

Siga nosso Instagram