De olho em novos negócios, Embraer recebe príncipe saudita em São José dos Campos para discutir o impulsionamento da indústria aeroespacial da Arábia. A equipe liderada pelo Príncipe Fahd bin Mansour bin Nasser bin Abdulaziz, e representantes da NEOM visitaram a sede da empresa, na sexta-feira (13/09). CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Na visita, Abdulaziz e equipe discutiram detalhes a respeito de tendências tecnológicas emergentes e oportunidades de colaboração para impulsionar significativamente a indústria aeroespacial saudita. Antes, a delegação da Arábia esteve no Startup20 Summit, em, São Paulo. No evento, na Capital Paulista, houve discussões a respeito de inovações nos setores de aviação, mobilidade aérea urbana e aeroespacial.
Lá, em parceria com a NEOM, foi falado a respeito de um projeto visionário para transformar a costa do Mar Vermelho do noroeste da Arábia Saudita em uma cidade futurística.
Dimas Tomelin, Vice-Presidente de Estratégia, Digital e Inovação da Embraer e Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility conduziram as apresentações sobre produtos e processos do sistema produtivo na fábrica.
A visita oficial coincide com uma série de eventos planejados pela Embraer em setembro para comemorar o “Mês da Inovação”, que busca fomentar o ecossistema de inovação e conectar colaboradores, startups e líderes ao redor do mundo.
Acordos da Embraer com a Arábia Saudita
No fim de novembro de 2023, o Presidente Lula foi o garoto-propaganda da Embraer em visita oficial a Riade, na Arábia Saudita. Na ocasião, a Embraer assinou três acordos de cooperação com o governo e empresas sauditas nas áreas de aviação civil; defesa e segurança; e mobilidade aérea urbana.
Em discurso, Lula disse que: “Desde a criação, nos anos 1960, a Embraer sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, representando o Brasil, que tem uma indústria extremamente avançada. Quem conversa com o Brasil às vezes pensa que o Brasil é só um país da agricultura, porque nos anos 60 era só do café. Mas o Brasil é um país que tem uma indústria muito avançada e nós queremos que essa indústria possa ser divulgada e compartilhada com o povo da Arábia Saudita”, disse.
Acordos assinados
O primeiro acordo assinado foi um memorando de entendimento de cooperação e parcerias com o governo saudita, representado pelo Ministério de Investimento da Arábia Saudita e o GACA, a autoridade aeronáutica do país.
O segundo memorando foi com a SAMI, principal companhia saudita de defesa e segurança e subsidiária do Fundo de Investimento Público local. Em comunicado, a Embraer explicou que o acordo busca ampliar a presença de ambas as empresas na Arábia Saudita, com os objetivos conjuntos de promoção das capacidades do C-390 Millennium (aeronave militar da Embraer) e do fornecimento de suporte local associado aos requisitos do Ministério da Defesa do país.
“A SAMI e a Embraer também trabalharão para estabelecer uma ampla capacidade de manutenção das aeronaves da Embraer no país. Nesse sentido, ambas as empresas também têm como alvo o estabelecimento de um Centro Regional de MRO (manutenção, reparo e revisão, na sigla em inglês) e de uma linha de montagem final para o Embraer C-390, bem como a integração do sistema de missão no Reino da Arábia Saudita. Além disso, a Embraer e a SAMI se engajarão em atividades de treinamento, que possibilitarão a abertura de novas oportunidades no setor aeroespacial do Reino da Arábia Saudita e região”, acrescenta o comunicado.
Por fim, o terceiro memorando foi assinado pela Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer e a flynas, a principal companhia aérea de baixo custo do Oriente Médio e do mundo. O acordo trata sobre operações de taxi aéreo na Arábia Saudita e um futuro ecossistema local de voos elétricos.
“A flynas opera mais de 1,5 mil voos semanais para mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Esse esforço colaborativo entre a Eve e a flynas, bem como a introdução de voos de eVTOL [aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical] na Arábia Saudita, disponibilizará aos passageiros uma opção adicional de transporte urbano, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso das empresas em moldar o futuro da aviação elétrica e fornecer transporte eficiente, seguro e sustentável para a região”, explicou a Embraer.
*com informações da Agência Brasil
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Comer fora de casa pode ficar 300% mais caro por aumento de imposto estadual
Lei que proíbe celulares em escolas públicas e particulares em São Paulo é sancionada pelo Governador
ASSISTA: Tradicional, Leite na Pista é destruído pelo temporal no caminho de Campos de Jordão