VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Estudo mostra que cinco das 250 empresas que mais exploram o trabalhador estão em Jacareí e São José dos Campos

Advertisement

Estudo mostra que cinco das 250 empresas que mais exploram o trabalhador estão em Jacareí e São José dos CamposEstudo mostra que cinco das 250 empresas que mais exploram o trabalhador estão em Jacareí e São José dos Campos. O levantamento foi feito pelo ILAESE (Instituto Latinoamericano de Estudos Socioeconômicos) e consta do anuário que tem 173 páginas, produzido a partir de informações publicadas pelas próprias empresas e compiladas pelo Instituto.

Em São José dos Campos aparecem duas empresas, a Gerdau na posição de número 234 do ranking de empresas que mais exploram o trabalhador e a Embraer, que aparece em 243º.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do Vale do Paraíba.

Em Jacareí estão instaladas três empresas. Ball que tem a 73ª posição da lista, seguida por Duratex (Deca) 183ª e Avibrás, que ocupa a 224ª lugar.

O levantamento leva em conta o trabalho não remunerado em uma jornada de oito horas.

Na Ball o trabalho não remunerado em uma jornada de oito horas é de 6 horas e 32 minutos. Na Duratex de 5 horas e 19 minutos. Na Avibrás, o número de horas não remuneradas é de 4 horas e 35. A Gerdau mão remunera 4 horas e 15 e a Embraer não paga por 3 horas e 58 minutos trabalhadas.

O ranking ainda mostra que a Embraer foi a 20ª que mais cortou empregos entre 2015 e  2020 no Brasil. Foram demitidos 3.715 trabalhadores no período.

Nós procuramos as empresas mencionadas para comentar a respeito do levantamento feito pelo ILAESE, mas nenhuma respondeu até o fechamento desta reportagem.

Confira a entrevista abaixo com Weller Gonçalves, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e com Israel Luz, pesquisador do ILAESE.

VEJA MAIS

Trabalhadores da Graúna aguardam decisão da Justiça sobre dissídio coletivo

COMUNICAR ERRO  

Erro: Formulário de contato não encontrado.