"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Feriado de Páscoa pode ter chuva forte e contínua no Vale do Paraíba e Litoral Norte alerta Defesa Civil

Advertisement

Feriado de Páscoa pode ter chuva forte e contínua no Vale do Paraíba e Litoral Norte alerta Defesa Civil. O alerta vale entre sexta-feira (07) até segunda (10/04). Há previsão de chuvas fortes e contínuas, acompanhadas por descargas elétricas e fortes rajadas de vento na região. Nesta quarta-feira (05) já foram registrados alagamentos e granizo em Tremembé. Em Pindamonhangaba a chuva também foi forte.

A Defesa Civil ainda pede atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco para deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

De acordo com o instituto de meteorologia Metsul, a instabilidade por dias seguidos será favorecida por um centro de baixa pressão atua neste momento sobre Paraguai, onde traz chuva e temporais. Agora, na segunda metade desta semana, este sistema vai migrar para o Sul do Brasil após passar pela província argentina de Misiones. O instituto ainda faz uma ressalva: “Será um episódio de chuva generalizado em São Paulo, mas com variabilidade relevante de volumes. Algumas cidades devem ter muita chuva enquanto em outras não deve chover tanto”.

A Defesa civil  recomenda atenção redobrada para os turistas que descerão neste feriado de Páscoa para o Litoral Paulista. Devido aos últimos acontecimentos no fim de semana de Carnaval, no Litoral Norte, há a ressalva de que alguns trechos que margeiam as rodovias da região ainda apresentam sinais de instabilidade devido aos grandes acumulados de chuva.

Já para os moradores das cidades com destaque de chuvas fortes e contínuas, recomendamos que fiquem atentos a qualquer sinal de perigo. Às pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas, pois uma lâmina de água com 15 centímetros pode arrastar uma pessoa e com 30 centímetros até mesmo um veículo.

A Defesa Civil SP mantém orientações permanentes sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas e, também, os demais tipos de desastres por meio do aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS, e também o site www.spalerta.gov.br. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199. Basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

Todo o Sistema de Proteção e Defesa Civil estará, neste final de semana, de prontidão monitorando ininterruptamente as condições meteorológicas para acompanhar a formação e movimentação das chuvas em todo Estado. Os agentes de Defesa Civil Municipal realizarão vistorias em áreas de risco durante todos os dias.

*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre na nossa comunidade. 

ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS GERAIS. É GRÁTIS!

Siga nosso Instagram

Leia mais