VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Frente Fria vai romper bloqueio atmosférico e amenizar as temperaturas no Vale do Paraíba

Frente Fria vai romper bloqueio atmosférico e amenizar as temperaturas no Vale do Paraíba. O final de semana será de muito calor, devido ao sistema pré-frontal, que age no sentido de aumentar as temperaturas antes da chegada da frente fria. Serão dias com condições típicas de verão, com predomínio de sol entre poucas nuvens, calor e chuvas rápidas no final das tardes. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O sábado (08) deve começar com poucas nuvens e predomínio de sol desde o amanhecer. Na madrugada, a temperatura mínima prevista é de 21°C, e a máxima durante a tarde chega facilmente aos 33°C, com percentuais de umidade entre 40% e 95%. A chegada da brisa marítima no fim da tarde estimula a formação de nuvens que podem provocar pancadas isoladas de chuva de curta duração.

No domingo (09), o cenário atmosférico se mantém. A madrugada terá termômetros na marca dos 20°C, com predomínio de sol entre poucas nuvens no decorrer do dia e máxima prevista de 35°C. As taxas mínimas de umidade do ar ficarão ao redor dos 33%. Mais uma vez, a infiltração da brisa marítima no fim da tarde associada ao calor poderá provocar chuva rápida e isolada sobre cidades do Vale do Paraíba.

Frente fria deve chegar entre domingo e segunda-feira

A frente fria deve alcançar o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte entre domingo e segunda-feira (10). Segundo a Defesa Civil de São Paulo, o órgão emitiu um alerta para o pico de calor no sábado (08) e no domingo (09). Quando uma frente fria se aproxima do estado, o sistema pré-frontal age, elevando ainda mais as temperaturas antes da chegada do sistema.

Mudança na configuração do tempo

No Sudeste, incluindo São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o impacto da frente fria será pequeno, com variações menores de temperatura. Apesar do avanço do sistema, as temperaturas continuarão elevadas, e qualquer resfriamento será passageiro, sem mudanças expressivas na sensação térmica. Essa transição, evidenciada na imagem da anomalia de temperatura, reforça a influência da incursão do ar polar e seu papel na quebra do padrão de calor intenso que predominava desde fevereiro.

Especialistas apontam que o rompimento do bloqueio atmosférico abre uma janela para a chegada de novas frentes frias com mais facilidade ao Vale do Paraíba e região em março.

bloqueio atmosférico
Foto: Jesse Nascimento (Vale 360 News)

ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS GERAIS. É GRÁTIS!

Siga nosso Instagram