Funcionários da GM São José dos Campos decidem se entram em greve nesta segunda (16/09). Assembleias com os dois turnos da montadora irão acontecer pela manhã e à tarde. Os funcionários estavam em estado de greve. Inicialmente, eles rejeitaram, na semana passada, proposta de reajuste salarial. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, o reajuste proposto ficou abaixo da inflação. A proposta ainda retira direitos dos trabalhadores segundo a entidade. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Na última rodada de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, ocorrida na terça-feira (10), a empresa propôs o reajuste salarial de apenas 1,85%, equivalente a 50% do INPC dos últimos 12 meses (3,71%). Além disso, a montadora quer congelar o piso salarial da fábrica. O Sindicato não informou se a montadora apresentou nova proposta nos últimos dias.
“Ao apresentar essa proposta extremamente rebaixada, a GM desrespeita os trabalhadores. Os metalúrgicos da fábrica têm histórico de luta e organização. Não iremos engolir essa afronta”, afirma o presidente em exercício do Sindicato, Valmir Mariano, na semana passada.
A planta da GM em São José dos Campos possui cerca de 3.250 trabalhadores e produz os modelos S10 e Trailblazer.
*Foto de Capa: Roosevelt Cássio/Sindimetal
Leia mais
Via Dutra no Vale do Paraíba tem diversos pontos de lentidão no sentido Aparecida
Carro cai em buraco após rompimento de tubulação da Sabesp em São José dos Campos
Vandalismo e furto deixam parte Caçapava sem água