Gatilho salarial em São José dos Campos vai ser pago de forma escalonada. A decisão é da Prefeitura de São José dos Campos, que adota a medida devido às eleições de outubro e à lei eleitoral. O projeto de reajuste salarial deve ser enviado pelo executivo à Câmara de Vereadores na volta do recesso, na semana que vem. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Desta vez, o gatilho salarial em São José dos Campos será dividido em duas etapas, quais sejam: Ainda em 2024, tão logo seja aprovada a lei, vai haver o reajuste de 1,87% nos salários. E a partir de 2025, o restante, 3,13%, serão pagos de forma retroativa.
O levantamento aponta que 1,87% é o índice inflacionário referente ao ano de 2024. Os 3,13% referem-se ao acumulado em 2024. A Prefeitura alegou que, da forma que será proposta no projeto, os servidores municipais “vão receber o gatilho, com a reposição salarial de acordo com a legislação vigente em ano eleitoral”.
Já o Sindicato dos Servidores argumentou que os funcionários serão prejudicados por ter que esperar até 2025 pelo reajuste integral.
“No entendimento jurídico do sindicato, a Prefeitura poderia sim pagar o valor integral de 5%, mas por falta de organização e de diálogo, os servidores terão que amargurar até 2025 para ter o mínimo, que é a reposição da inflação. Com essa decisão de pagar parcialmente o gatilho, a prefeitura penaliza a categoria e demostra ignorar os diversos atos de protestos que os servidores fizeram desde março”, afirmou a entidade.
*Foto de Capa: Claudio Vieira/PMSJC
Leia mais
Isenção do IPTU em Pinda deve ser pedida até 31 de outubro. Saiba como solicitar
Feira de empregabilidade em Taubaté oferece mais de 500 vagas
Funcionários da GM São José dos Campos decidem se entram em greve nesta segunda (16)