VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

General que planejou matar Lula, Alckmin e Moraes comandou brigada do Exército no Vale do Paraíba

General que planejou matar Lula, Alckmin e Moraes comandou brigada do Exército no Vale do Paraíba. Mário Fernandes esteve no comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, sediada em Caçapava, por quase dois anos e em 2018, quando deixou o comando foi homenageado com o título de cidadão Caçapavense. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Mário Fernandes foi preso pela Polícia Federal, nesta terça-feira (19/11), apontado pelas investigações como principal responsável pela elaboração do plano para matar Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes, deflagrando assim um golpe de estado.

Segundo as investigações da PF, Fernandes teria imprimido o planejamento para matar Lula e Moraes no fim de 2022 no Palácio do Planalto.

Cerca de 40 minutos depois, ele teria ido até o Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência então ocupada por Bolsonaro.

Um relatório da PF, mostra que o planejamento chamado “Punhal Verde e Amarelo” previa o uso de armamentos, explosivos e envenenamento das autoridades. O objetivo era impedir que Lula/Alckmin assumisse o cargo de Presidente.

Fernandes (foto), que atuou como chefe substituto da Secretaria-Geral da Presidência da República durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, é descrito pela PF como “um investigado de perfil radical, com registros de intenções antidemocráticas antes mesmo do resultado das eleições presidenciais de 2022”, tendo “atuado diretamente com pessoas acampadas” diante do Quartel General do Exército após o fim do pleito daquele ano.

brigada no Vale do Paraíba
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Operação

O plano, batizado de “Punhal Verde e Amarelo”, previa a execução dos eleitos no dia 15 de dezembro de 2022, além da prisão e morte de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que era monitorado pelo grupo, caso o golpe fosse consumado. A organização criminosa também planejava impedir o livre exercício do Poder Judiciário e instituir um “gabinete institucional de gestão de crise” para coordenar ações após o golpe.

Mandados e prisões

A Operação Contragolpe resultou na execução de cinco mandados de prisão preventiva, além de três mandados de busca e apreensão e 15 medidas cautelares diversas, como:

  • Proibição de contato entre os investigados;
  • Proibição de saída do país, com entrega de passaportes em até 24 horas;
  • Suspensão do exercício de funções públicas pelos investigados.

O cumprimento das ordens judiciais ocorreu nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e no Distrito Federal, com o acompanhamento do Exército Brasileiro.

Os militares presos

  • quatro militares do Exército ligados às forças especiais, os chamados “kids pretos”: o general de brigada Mario Fernandes (na reserva), o tenente-coronel Helio Ferreira Lima, o major Rodrigo Bezerra Azevedo e o major Rafael Martins de Oliveira.
  • um policial federal: Wladimir Matos Soares.

Investigação

De acordo com a PF, o planejamento da organização criminosa envolvia elevado conhecimento técnico-militar, com técnicas operacionais avançadas para a execução das ações. As investigações indicam que as atividades foram organizadas nos meses de novembro e dezembro de 2022, e o grupo era composto por militares com formação em forças especiais.

Os crimes apurados incluem:

  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Golpe de Estado;
  • Organização criminosa.

Histórico do caso

A PF já investigava, desde fevereiro, o envolvimento de grupos com intenções golpistas, incluindo o monitoramento do ministro Alexandre de Moraes. A nova operação aprofunda as apurações e destaca o detalhamento das ações planejadas pelo grupo.

As investigações continuam para identificar outros envolvidos e impedir futuras ações que ameacem o Estado Democrático de Direito.

*Com informações da Agência Brasil

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.