De acordo com as testemunhas, o confronto físico começou quando o policial, preocupado com a possível presença de uma arma, tentou conter o homem, o que levou a uma luta corporal. O homem conseguiu fugir do local, mas foi localizado pela polícia militar após patrulhamento. Ele foi encaminhado ao hospital, uma vez que alega, de acordo com o boletim de ocorrência, ter sido alvo de socos e coronhadas, e posteriormente levado à unidade policial.
Testemunhas presentes no local, afirmaram que o homem não teria anunciado qualquer assalto ou feito exigências, mas sua postura levantou suspeitas. A esposa do policial, relatou ter visto apenas o momento em que homem já estava contido.
Ouvido na delegacia, o homem negou qualquer intenção ilícita, afirmando que apenas pediu uma dose de cachaça e um cigarro, e que foi agredido sem motivo. Ele ainda declarou que os instrumentos apreendidos com ele — uma faca, uma tesoura e uma marreta — eram utilizados para trabalhos temporários de jardinagem.
A autoridade policial analisou o caso e considerou que a reação do policial pode ter sido motivada ao acreditar que o homem poderia estar armado. No entanto, destacou que essa avaliação pode ser compreendida como legítima defesa putativa, uma vez que o policial agiu com a intenção de evitar um possível roubo, que não se confirmou.
O autor foi autuado por lesão corporal (art. 129 do Código Penal) e porte de arma branca (art. 19 do Decreto-Lei 3.688/41), com os objetos apreendidos e encaminhados para análise pericial. Ele foi ouvido e liberado. O caso segue em investigação, aguardando os resultados dos exames periciais e outros procedimentos legais.
Previsão de tempo severo, a partir desta sexta-feira (18), no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Leia mais
Homem agride, ameaça esposa e filho com facão e é preso em flagrante em São José dos Campos
Polícia Civil tem novo comando no Deic e na Seccional de São José dos Campos
Homem morre e outro é baleado em plena luz do dia em Lorena