Homem embriagado entra armado em escola de São Sebastião e disse que intuito era testar segurança do local. A ocorrência foi registrada nesta quinta-feira (06/04), na Escola Municipal Professora Edileusa Brasil Soares de Sousa, em Maresias, onde o pai de um aluno solicitou atendimento e foi recepcionado pela equipe escolar que, segundo a Prefeitura, foi treinada na sexta-feira (31/03), pelas polícias civil, militar e municipal, e seguiu as orientações e entrou em contato com os órgãos de segurança pública.
As Polícia Militar e Municipal estiveram no local e abordaram o homem, que estava armado e foi levado para a delegacia de Boiçucanga. Ele alegou que a intenção era testar a segurança da escola. Ninguém ficou ferido e todos passam bem
Ronda Escolar
Ainda nesta quinta-feira, o prefeito Felipe Augusto editou um decreto que cria o Programa de Ronda Escolar. O objetivo é orientar, prevenir e proteger alunos, professores e funcionários das unidades educacionais mantidas pelo município. De acordo com o decreto vai haver a criação de uma Comissão Municipal de Coordenação de Segurança Escolar com um representante da SEDUC (Secretaria de Educação), um da SEGUR (Secretaria de Segurança) e um da Polícia Municipal.
“O objetivo coordenar a coleta e análise de dados relativos ao grau de segurança de cada unidade; indicar as prioridades de atendimento, originadas em análise de dados estatísticos de ocorrência e seus períodos críticos; propor medidas e mecanismos para aperfeiçoamento do programa; coordenar a elaboração, impressão e distribuição do material didático relativo às rondas e elaborar propostas de normas e recomendações na área de segurança escolar”, segundo o documento.
Por parte da SEDUC, caberá a disponibilização de veículos para a patrulha; iluminar e mudar as unidades; colocar alarmes, botão de pânico conectado ao Centro de Operações Integradas (COI); assegurar a instalação de telefones e câmeras conectadas ao COI; imprimir e distribuir material didático sobre o tema segurança escolar e relacionar os prédios a serem atendidos pelo programa.
Já à SEGUR caberá colocar um Polícia Municipal para supervisionar o serviço de segurança escolar; promover a seleção dos policiais para atender as escolas; fazer o treinamento do efetivo, juntamente com a Educação e zelar pela guarda dos veículos.
Conforme o decreto, o perímetro escolar de seguranças será estendido a uma distância de 100 metros das unidades. Essa área também tem prioridade especial nas ações de prevenção para garantir a tranquilidade de alunos, professores e funcionários.
Nota
A Prefeitura de Sâo Sebastião divulgou nota a respeito que aconteceu na escola de Maresias. “A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião informa que nesta quinta-feira (06), na Escola Municipal Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Sousa, de Maresias, o pai de um aluno compareceu a escola e solicitou atendimento, sendo recepcionado pela equipe. Dentro da unidade escolar, o indivíduo, que estava embriagado, mostrou que estava em posse de uma arma e revelou que sua intenção era testar a segurança da escola.
A gestão da unidade, que foi treinada na última sexta-feira (31) pela Polícia Militar, Civil e Municipal, rapidamente seguiu as orientações passadas e entrou em contato com os órgãos de segurança pública, sendo prontamente atendida. Com isso, a Polícia Municipal e a Militar chegaram juntos ao local e interviram na situação, contendo o indivíduo e conduzindo para o 2° Distrito Policial de São Sebastião, em Boiçucanga. Ninguém foi ferido e todos os alunos e colaboradores passam bem”.
*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre na nossa comunidade.
ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DO LITORAL. É GRÁTIS!
Leia mais
Prefeitura retira parquímetros e deixa usuários perdidos em São José dos Campos
Três crianças ficam feridas em acidente envolvendo carro e caminhão em São José dos Campos
Vídeo: O primeiro alagamento da temporada de verão em São José dos Campos