A previsão para o inverno de 2025 indica que as temperaturas devem ficar dentro da média climatológica, segundo a meteorologista Eliana Palmeira Vale, do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Apesar disso, o Sudeste pode enfrentar episódios pontuais de frio intenso, especialmente entre os meses de junho e julho, no Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
Temperaturas mais baixas, mas por pouco tempo
O inverno começa oficialmente na noite desta sexta-feira (20/06). Em entrevista à TV Vanguarda, a meteorologista disse que “Para esse inverno, pela climatologia, vai estar dentro da média. Mas a gente pode ter temperaturas um pouco mais baixas do que teve no inverno passado, mas coisa rápida, com a temperatura subindo ao longo do dia.”
Segundo ela, o padrão de amplitude térmica será uma característica marcante:
“Temperaturas baixas no final da noite até o início da manhã e depois ao longo do dia já começa a aquecer bastante.”
Primeira onda de frio mais intensa do ano
De acordo com a Climatempo, a primeira onda de frio significativa do inverno de 2025 deve ocorrer nos últimos dias de junho, podendo bater recordes de temperatura mínima no ano. A previsão é que o frio avance pelo interior do país, com quedas acentuadas nas temperaturas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até áreas da Amazônia Legal, como Rondônia, Acre e sul do Amazonas.
“A tendência é que, geralmente, quando passa a frente fria, a temperatura fique mais baixa por dois ou três dias, depois ela já começa a subir”, explicou Eliana.
Geada no Sudeste e Sul
A previsão da Climatempo também indica maior probabilidade de geada ampla no Sul do país e condições para formação de geadas no Sudeste e no Centro-Oeste, o que não era frequente nos dois últimos anos.
“No início do inverno, a gente espera mais ondas de frio. Principalmente agora em julho, há previsão das temperaturas mais baixas”, afirmou Eliana.
Já em agosto e setembro, ondas de calor podem ocorrer, segundo a meteorologista, especialmente em momentos de baixa umidade.
Queimadas: risco menor, mas ainda presente
As queimadas continuam sendo uma preocupação típica da estação mais seca do ano. Entretanto, a Climatempo prevê mais dias úmidos em agosto e setembro, o que pode reduzir a quantidade e a severidade dos focos de fogo no Sudeste e no Centro-Oeste.
Perguntas Frequentes
O inverno de 2025 será mais frio que o de 2024?
Segundo o Cemaden, sim, mas com episódios de frio mais curtos.
Quando ocorre a primeira onda de frio do inverno?
No final de junho, com possibilidade de recordes de temperatura mínima.
Vai gear no Sudeste?
Sim. A Climatempo prevê chances de geada em partes do Sudeste e do Centro-Oeste.
Como fica a umidade e risco de queimadas?
Em geral, o inverno é seco, mas há previsão de mais dias úmidos no Sudeste e no Centro-Oeste.
O inverno será igual nos três meses?
Não. Junho e julho terão mais frio. Em agosto e setembro, há possibilidade de ondas de calor e maior amplitude térmica.
ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS GERAIS. É GRÁTIS!
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Serra da Mantiqueira tem geada e temperaturas abaixo de 0°C; cidades do Vale registram recorde de frio no ano
Frio no Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira será incomum e pode haver temperaturas abaixo de zero
Taubaté tem recorde de frio no ano e madrugadas ainda serão geladas na região, com tardes agradáveis