Um homem de 34 anos foi detido nesta segunda-feira (07/10) após tentar subornar policiais militares com uma arma de fogo durante uma abordagem na Rua Yonne Lara Moutinho, no Parque Residencial Eldorado, em Caçapava. O indivíduo foi inicialmente abordado após tentar fugir ao avistar a viatura da Polícia Militar. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Segundo o boletim de ocorrência, durante patrulhamento de rotina, os policiais notaram um comportamento suspeito do investigado, que empreendeu fuga e foi interceptado em um terreno baldio nas proximidades. Durante a busca pessoal, foi encontrada uma porção de substância semelhante à maconha. Em tentativa de evitar a prisão, o homem teria oferecido uma arma de fogo aos agentes em troca de sua liberação.
Diante da proposta, os policiais seguiram para a residência de uma tia do suspeito, localizada nas imediações, onde ele indicou o local onde estava a arma. A pistola, de calibre 380, foi localizada e apreendida pelos policiais. Em seguida, o investigado informou que possuía uma segunda arma em sua própria residência, situada no mesmo bairro.
Após autorização para entrada no imóvel, os agentes encontraram uma pistola calibre .40 e três carregadores com nove munições intactas. O homem apresentou documentação que comprova a posse regular do armamento calibre .40, no entanto, ele também foi conduzido à delegacia para esclarecimentos sobre o porte da arma encontrada na casa da tia.
Com o auxílio do canil, os policiais retornaram ao local da abordagem inicial e realizaram novas buscas, localizando 30 porções de entorpecentes em diferentes tamanhos, totalizando 1,160 kg de substância identificada como maconha. Também foram apreendidos um telefone celular e a quantia de R$ 200 em dinheiro.
O caso foi encaminhado ao plantão policial, onde o delegado determinou a apreensão das armas e drogas encontradas, além da expedição de requisições para exames periciais no material recolhido e no investigado.
Com base nas evidências apresentadas, o suspeito foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo e corrupção ativa, conforme os artigos 33 da Lei 11.343/06, 12 do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03) e 333 do Código Penal.
O investigado foi detido e encaminhado ao Centro de Triagem de Caçapava, uma vez que a ocorrência foi registrada na CPJ (Central de Polícia Judiciária), em São José dos Campos, onde aguardará audiência de custódia para a decisão judicial sobre a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva. As investigações prosseguem para apurar possíveis vínculos do indivíduo com outras práticas ilícitas na região.
As armas apreendidas são uma pistola Taurus calibre 380, em ótimo estado de conservação, com um carregador e treze munições íntegras, e uma pistola Taurus calibre .40, também em ótimo estado, com três carregadores e nove munições íntegras.
A ocorrência será analisada em detalhes pela Polícia Civil para determinar a origem e a legalidade do armamento, assim como a responsabilidade do suspeito pelo material encontrado.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Homem não identificado é encontrado morto no Rio Paraíba em São José dos Campos
Polícia investiga crimes de estupro que teriam sido cometidos por Pai de Santo em São Sebastião
Briga generalizada em saída de balada em São José dos Campos deixa três pessoas feridas