"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Mais de 5 mil vagas de empregos devem ser abertas no Vale do Paraíba para o Natal

Advertisement

Mais de 5 mil vagas de empregos devem ser abertas no Vale do Paraíba para o Natal. A estimativa foi feita pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região). A previsão é de que o comércio abra 3.700 postos temporários e o setor de serviços crie outros 1.500. O número é 7% maior que 2023. As lojas de vestuário, tecidos, calçados e supermercados devem liderar a criação de vagas formais. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

“A situação é exatamente a que estamos vivendo ao longo do ano – inflação controlada, o setor de serviços criando muitos empregos, o programa Desenrola Brasil do governo, possibilitando que mais pessoas tenham crédito para fazer compras. Com isso, o comércio precisa se preparar, pois teremos um final de ano promissor”, comenta o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.

“As lojas de vestuário, tecidos e calçados ainda não conseguiram se recuperar dos efeitos da pandemia e atualmente possuem cerca de 1.100 vínculos celetistas a menos que em fevereiro de 2020. Entendemos que esse setor, juntamente com os supermercados, deverá liderar as contratações temporárias e assim repor parte dos seus quadros de funcionários, pois é um segmento que vende muito no final de ano”, explica o presidente do Sincovat.

Para quem busca a recolocação no mercado de trabalho, este pode ser o primeiro passo para conquistar a efetivação. Números do Sindicato apontam que entre 20% e 25% dos temporários são mantidos nos comércios/empresas, depois do período de contrato. Os cargos com maior demanda devem ser os de vendedores, repositores de estoques, caixas, empacotadores e seguranças.

“Muitas vezes a pessoa não tem experiência e o comércio costuma ser a porta de entrada para muita gente no mercado de trabalho. O candidato a uma vaga precisa demonstrar boa vontade, disposição e trabalhar com bastante atenção, atendendo bem que, com certeza, terá grandes chances de ser contratado em definitivo,” relata Dan.

Como concorrer

Os interessados devem espalhar currículos pelas lojas, já que a maioria tem seleção própria. Algumas colocam cartazes nas vitrines informando os cargos que precisam. Também é importante ficar atendo às redes sociais das empresas. Além do comércio, o setor de serviços da região também deve reforçar o quadro de funcionários com cerca de 1500 vagas temporárias.

No CenterVale Shopping, em São José dos Campos, diversas lojas estão em período de seleção para as contratações de final de ano. A expectativa do centro de compras é de aumento de 30% na contratação de temporários, que já estão sendo chamados para atender as demandas da Black Friday e das festas de final de ano.

É o caso de Arezzo (8 vagas para vendedores e apoio), Aramis (3 vagas para auxiliar e vendedores), Morana (3 vagas para vendedoras, somente mulheres) e Kalunga (3 vagas papelaria e escritório). A seleção começa neste mês de outubro. Na Kipling (2 vagas para assistente de loja e vendedor), a contratação está prevista para o final de novembro. Já o Outback oferece 5 vagas para atendentes efetivos.

*Com informações do Sincovat e do Jornal OVale

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.