"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Revelando SP: um festival de cultura tradicional em São José dos Campos

Advertisement

Você já imaginou conhecer as tradições culturais de mais de 100 municípios paulistas em um só lugar? Essa é a proposta do Revelando SP, o maior programa de divulgação e fortalecimento de culturas tradicionais paulistas, que acontece entre os dias 26 e 29 de outubro no Parque da Cidade, em São José dos Campos. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

O festival é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com correalização da Prefeitura de São José dos Campos e gestão e produção da Associação Paulista Amigos da Arte. Durante quatro dias, o público poderá apreciar o melhor da produção cultural das tradições paulistas, com 162 participantes, sendo 65 de artesanato, 49 de culinária e 48 de manifestações artísticas.

Na culinária, o festival oferece uma infinidade de quitutes típicos, como docinhos, compotas, cristalizados, geleias, bolos, bolinhos, biscoitos, paçoca, broa, pamonha, canjica e até café fresquinho, torrado ali mesmo. Entre as opções de pratos salgados, uma variedade de sabores: linguiça, peixe, paçoca de carne, galinhada, feijão tropeiro, rojão e o tão querido bolinho caipira.

O artesanato também conta com bastante diversidade, com esculturas em argila, barro e madeira, rabecas, produtos feitos com escamas de peixe, tapetes, bolsas de couro, colares, brincos, arte sacra produzida em palha de milho, macramê, crochê, bordados e entalhes, entre outros. Os visitantes poderão conhecer o trabalho dos artesãos e levar para casa peças únicas e originais.

As expressões artísticas se farão presentes por meio de apresentações de congadas, catiras, folia de reis, jongo, fandango, calango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, fanfarra, coral indígena, violeiros, música caipira, trança de fitas e bonecões. Será uma oportunidade de apreciar a riqueza musical e coreográfica das culturas tradicionais paulistas.

O Revelando SP é uma oportunidade imperdível para conferir a riqueza cultural paulista. Quem for ao Parque da Cidade durante o festival poderá conhecer um pouco da culinária, do artesanato e das expressões artísticas dos pontos mais diversos do estado. O evento é gratuito e aberto ao público das 10h às 22h. Não perca!

Etecs oferecem mais de 4 mil vagas para ensino médio e técnico no Vale do Paraíba e Litoral Norte

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.