Motoristas e cobradores de ônibus paralisam atividades em Caçapava e usuários são prejudicados. A paralisação aconteceu durante pouco mais de quatro horas na manhã desta quarta-feira (22/11) e aconteceu devido ao temor dos trabalhadores com a saúde financeira da empresa que opera o transporte coletivo na cidade.
De acordo com o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, a alegação para o protesto é que a empresa tem alegado desequilíbrio financeiro e não há respostas da Prefeitura quanto ao reajuste de tarifa e subsídio. A paralisação desta quarta não teve a participação do Sindicato e foi organizada pelos próprios trabalhadores. Os salários e benefícios dos trabalhadores estão em dia.
A Prefeitura de Caçapava se manifestou por meio de nota e disse que a ABC Transporte motivou a ação desta manhã e pediu subsídio ou aumento no valor da Tarifa, que não é reajustada desde 2019 (Veja a nota abaixo). A ABC Transportes ainda não se manifestou. Os ônibus voltaram a circular na cidade por volta de 08h. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
Nota da Prefeitura
“Os atrasos nas linhas de ônibus, ocorridos no início da manhã desta quarta-feira (22), foram motivados por ação na empresa ABC Transporte, prestadora de serviços ao município. A empresa ABC Transporte oficiou a Prefeitura há alguns dias com a solicitação de subsídio ou aumento de passagem para o realinhamento de custos. O último aumento das tarifas aconteceu em 2019.
A partir de então, há cerca de dez dias, a Administração marcou uma reunião com os representantes da empresa para iniciar os processos de tratativas, a fim de encontrar a melhor solução que atendesse as expectativas da concessionária e do usuário ao mesmo tempo.
Paralelo a isso, a Prefeitura tem cobrado manutenção constante dos ônibus e a melhoria dos horários, além de estar em processo de finalização para a contratação de uma empresa responsável pelo estudo referente ao transporte público, que viabilizará a abertura de edital para a concessão do transporte urbano no município de Caçapava.
Enquanto o estudo não estiver concluído, a Administração mantém o compromisso com o transporte urbano e busca alinhar com a empresa uma forma de atender suas solicitações, garantindo a oferta do melhor serviço para a população.
Diante do exposto, a solução encontrada foi a elaboração de projeto de lei com uma proposta de subsídio temporário, que será encaminhado à votação na Câmara dos Vereadores ainda na próxima semana.
A Secretaria de Defesa e Mobilidade informa ainda, que após conversa com os responsáveis da ABC Transporte, as linhas voltaram à circulação normal em toda a cidade.
*Matéria em atualização
Carro fica esmagado em acidente com três vítimas fatais na Via Dutra em Taubaté
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Derramamento de óleo interdita totalmente trecho de serra da Rodovia Oswaldo Cruz
Van capota em São José dos Campos e sete pessoas ficam feridas
Criança, de bicicleta, é atropelada por adolescente sem habilitação em São José dos Campos; vítima foi socorrida de helicóptero