Motoristas e cobradores de ônibus paralisam atividades em Caçapava e usuários são prejudicados. A paralisação aconteceu durante pouco mais de quatro horas na manhã desta quarta-feira (22/11) e aconteceu devido ao temor dos trabalhadores com a saúde financeira da empresa que opera o transporte coletivo na cidade.
De acordo com o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, a alegação para o protesto é que a empresa tem alegado desequilíbrio financeiro e não há respostas da Prefeitura quanto ao reajuste de tarifa e subsídio. A paralisação desta quarta não teve a participação do Sindicato e foi organizada pelos próprios trabalhadores. Os salários e benefícios dos trabalhadores estão em dia.
A Prefeitura de Caçapava se manifestou por meio de nota e disse que a ABC Transporte motivou a ação desta manhã e pediu subsídio ou aumento no valor da Tarifa, que não é reajustada desde 2019 (Veja a nota abaixo). A ABC Transportes ainda não se manifestou. Os ônibus voltaram a circular na cidade por volta de 08h. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
Nota da Prefeitura
“Os atrasos nas linhas de ônibus, ocorridos no início da manhã desta quarta-feira (22), foram motivados por ação na empresa ABC Transporte, prestadora de serviços ao município. A empresa ABC Transporte oficiou a Prefeitura há alguns dias com a solicitação de subsídio ou aumento de passagem para o realinhamento de custos. O último aumento das tarifas aconteceu em 2019.
A partir de então, há cerca de dez dias, a Administração marcou uma reunião com os representantes da empresa para iniciar os processos de tratativas, a fim de encontrar a melhor solução que atendesse as expectativas da concessionária e do usuário ao mesmo tempo.
Paralelo a isso, a Prefeitura tem cobrado manutenção constante dos ônibus e a melhoria dos horários, além de estar em processo de finalização para a contratação de uma empresa responsável pelo estudo referente ao transporte público, que viabilizará a abertura de edital para a concessão do transporte urbano no município de Caçapava.
Enquanto o estudo não estiver concluído, a Administração mantém o compromisso com o transporte urbano e busca alinhar com a empresa uma forma de atender suas solicitações, garantindo a oferta do melhor serviço para a população.
Diante do exposto, a solução encontrada foi a elaboração de projeto de lei com uma proposta de subsídio temporário, que será encaminhado à votação na Câmara dos Vereadores ainda na próxima semana.
A Secretaria de Defesa e Mobilidade informa ainda, que após conversa com os responsáveis da ABC Transporte, as linhas voltaram à circulação normal em toda a cidade.
*Matéria em atualização
Carro fica esmagado em acidente com três vítimas fatais na Via Dutra em Taubaté
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Leia mais
Acidente automobilismo deixa motociclista ferido em Caçapava
Exercício Militar acontece no Vale do Paraíba, inclusive nas madrugadas
Motociclistas batem de frente em rodovia do Vale do Paraíba, um morre e outro fica ferido