VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Museu Carde de Campos do Jordão apresenta três “obras de arte” aos amantes do antigomobilismo. Conheça

O Museu Carde Campos do Jordão acaba de incorporar ao seu acervo três veículos de altíssimo valor histórico e cultural, em uma movimentação que reforça seu protagonismo entre os grandes centros internacionais de preservação automotiva. Os destaques são a Ferrari 212 Vignale (1953), o Pegaso Z-102 (1954) e o Tucker ’48 (1948), sendo este último um dos apenas 47 remanescentes no mundo e que pertenceu ao cineasta George Lucas.

“Esses carros são tratados como obras de arte”, afirma Luiz Goshima, diretor-executivo do Carde (Carros, Arte, Design e Educação). CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Quais são as novidades do CARDE?

A Ferrari 212, o Pegaso Z-102 e o Tucker ’48 foram adquiridos nos maiores leilões de carros de coleção do planeta e ficarão no Brasil por cinco anos em regime de importação temporária. Eles foram expostos em eventos como o lendário Pebble Beach Concours d’Elegance.

Goshima explica bastidores da aquisição

Segundo Luiz Goshima, idealizador do projeto e diretor-executivo do museu, a aquisição dos veículos ocorreu durante a Semana de Monterey, nos Estados Unidos, evento que reúne os maiores leilões e exposições de carros raros do planeta.

“Nós adquirimos esses três veículos ano passado na semana de Monterey, que é um dos maiores momentos do antigo automobilismo a nível mundial”, disse Goshima.

“O evento principal é Pebble Beach, o maior concurso de elegância do mundo. Esses leilões colocam o carro de coleção no mesmo patamar de uma obra de arte. Assim como se apresenta um quadro de Van Gogh ou Leonardo da Vinci, eles apresentam um carro único, com toda a pompa.”

A Ferrari 212 Inter Coupe, por exemplo, foi premiada em primeiro lugar na sua categoria em 2023. Já o Pegaso Z-102 participou de edições anteriores do mesmo evento. Ambos foram trazidos ao Brasil com importação temporária de cinco anos.

“É uma forma da gente trazer sempre coisas novas para o país e, principalmente, mostrar ao público brasileiro o que há de mais valorizado no universo dos colecionadores”, explica.

Goshima ressalta que o museu mantém bases nos Estados Unidos e na Europa para garantir presença em eventos internacionais e ampliar o intercâmbio cultural.

“Temos uma empresa aberta nos Estados Unidos para representar o CARDE em eventos mundiais. Queremos que nosso acervo circule ao redor do mundo levando a mensagem da Fundação Lia Maria Aguiar e mostrando o CARDE para o mundo.”

Conheça os três modelos em destaque

🏁 Ferrari 212 Inter Coupe 1953

  • Motor V12, 2,5 litros, 170 cv

  • Velocidade máxima: 200 km/h

  • Desenhada por Giovanni Michelotti e construída pela Carrozzeria Vignale

  • Um dos seis exemplares semelhantes fabricados

  • Premiada em Pebble Beach 2023

“Esse carro foi faturado para Luigi Chinetti, distribuidor da Ferrari nos EUA, e hoje está aqui, no Brasil, como símbolo da nossa missão de cultura e educação.”

Museu Carde de Campos do Jordão
Foto: Ferrari 212 Inter Coupe 1953 (Jesse Nascimento/Vale 360 News)

🏁 Pegaso Z-102 Berlinetta Series II 1954

  • Motor V8, 2,8 litros, 195 cv

  • Velocidade máxima: 240 km/h

  • Design da Saoutchik

  • Símbolo da indústria espanhola dos anos 1950

  • Apenas sete unidades produzidas

“O Pegaso foi concebido para rivalizar com a Ferrari. Foi um carro revolucionário na sua época, e ter ele aqui é trazer uma parte esquecida da história automotiva europeia ao nosso público.”

Museu Carde de Campos do Jordão
Foto: Pegaso Z-102 Berlinetta Series II 1954 (Jesse Nascimento/Vale 360 News)

🏁 Tucker ’48 1948 – Ex-carro de George Lucas

  • Motor traseiro de helicóptero, seis cilindros, 166 cv

  • Velocidade máxima: 190 km/h

  • Apenas 51 unidades produzidas, restando 47 no mundo

  • Terceira unidade fabricada – chassi #1003

  • Possuía tecnologias inéditas, como farol central direcional e painel acolchoado

  • Foi propriedade de George Lucas, diretor das franquias Star Wars e Indiana Jones

“O Tucker é um dos carros mais emblemáticos da indústria norte-americana. Ter esse modelo, que pertenceu a George Lucas, só reforça o peso cultural do nosso acervo.”

Museu Carde de Campos do Jordão
Foto: Tucker’48 1948 (Jesse Nascimento/Vale 360 News)

CARDE se consolida como polo internacional

Inaugurado em novembro de 2024, o CARDE já abriga 120 veículos em exposição e outros 380 em sua reserva técnica. Com forte investimento em cenografia, tecnologia, interatividade e educação, o museu busca ir além do colecionismo.

“Estamos sempre promovendo ações especiais como no Carnaval, quando fizemos desfiles com carros clássicos. Nosso objetivo é fomentar cultura e educação, pilares da Fundação Lia Maria Aguiar”, conclui Goshima.

Perguntas Frequentes

O que é o CARDE?
É um museu em Campos do Jordão (SP) dedicado a Carros, Arte, Design e Educação, com acervo de mais de 500 veículos raros e projetos culturais.

Quais são os carros recém-incorporados?
Ferrari 212 Inter Coupe 1953, Pegaso Z-102 1954 e Tucker ’48 1948.

Por quanto tempo os carros ficarão no Brasil?
Cinco anos, sob regime de importação temporária.

O Tucker ’48 realmente pertenceu a George Lucas?
Sim. A unidade exposta é o chassi #1003, uma das primeiras fabricadas e foi de propriedade do cineasta norte-americano.

Como o CARDE adquire veículos tão raros?
Por meio de participação em leilões internacionais como os realizados na Semana de Monterey, nos EUA.

Leia mais sobre o Museu Carde

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo. 

Siga nosso Instagram