A vereadora Dulce Rita (União) apresentou um Projeto de Lei à Câmara Municipal de São José dos Campos com o objetivo de alterar a estrutura de gestão do Instituto de Previdência do Servidor Municipal (IPSM). A proposta visa garantir maior autonomia ao órgão na administração de seus recursos e nas obrigações legais do município junto à sua personalidade jurídica. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
De acordo com a justificativa do projeto, o IPSM, criado em 1992, tem enfrentado crises financeiras e prejuízos significativos nos últimos anos. Atualmente, a nomeação dos membros da diretoria do instituto é feita pelo chefe do Poder Executivo, o que, segundo o texto, compromete a independência da entidade e gera conflitos de interesse, uma vez que o mesmo chefe do Executivo está envolvido em acordos financeiros que não estariam sendo cumpridos.
O projeto defende que, ao permitir que os próprios servidores municipais elejam os membros da Diretoria Executiva do IPSM, haverá maior independência e compromisso na gestão dos interesses dos contribuintes e aposentados que integram o sistema previdenciário. A alteração proposta retira a subordinação ao Executivo, concedendo aos servidores ativos e inativos a responsabilidade de eleger quem os representará no instituto.
Entre as mudanças legislativas propostas no projeto estão:
- Eleição dos membros da Diretoria Executiva: Passariam a ser eleitos pelos servidores municipais, com mandato de quatro anos.
- a) o Chefe do Poder Executivo indicará 3 (três) membros com mandato de 4 (quatro) anos;
b) a Câmara Municipal indicará 2 (dois) membros com mandato de 4 (quatro) anos; - Substituição do superintendente: Em casos de férias ou afastamentos legais, o superintendente seria substituído por um diretor indicado pelo conselho de administração.
- Perda de mandato e substituição: A perda do mandato do superintendente e dos diretores ocorreria por decisão do Conselho Administrativo, após processo disciplinar, e a substituição seria feita por meio de nova eleição.
- Indicação dos membros do Conselho Administrativo: Seria estabelecido um novo critério para a escolha dos membros do conselho, tanto pelos representantes do ente federativo quanto pelos segurados ativos e inativos.
- Alterações no Conselho Fiscal: O projeto também prevê modificações na forma de indicação dos membros do Conselho Fiscal, que passariam a ser escolhidos com base em novos critérios, com mandato de quatro anos.
O Projeto de Lei ainda estipula que o Poder Executivo terá o prazo de 90 dias para regulamentar a nova legislação, caso seja aprovada.
A proposta de mudança no IPSM visa, segundo a justificativa, assegurar uma gestão mais independente e focada nos interesses dos servidores e aposentados, sem influência direta do Poder Executivo.
O projeto agora aguarda a deliberação da Câmara Municipal.
*Foto de Capa: Claudio Vieira/PMSJC
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Atenção motoristas de São José dos Campos para interdições de vias neste domingo (08)
Lotofácil faz milionário no Vale do Paraíba
Atenção para as inscrições das Caravanas Iluminadas em São José dos Campos