Relator vota pela cassação de Ortiz Júnior por infidelidade partidária. O julgamento começou nesta quinta-feira (15/05), mas foi suspenso, após pedido de vistas, do juiz Régis Castilho, que pediu tempo adicional para analisar o caso. O pedido de cassação de Ortiz é realizado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e é decorrente de uma ação movida pelo PSDB, antigo partido do ex-prefeito de Taubaté e por Damaris Moura Kuo (PSDB), que é a próxima suplente da federação PSDB/Cidadania na Assembleia Legislativa. Ortiz tomou posse como Deputado Estadual em 06 de janeiro, após a renúncia de Vinicius Camarinha, que foi eleito prefeito de Marília. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O relator do caso, o juiz Rogério Cury, foi o único a votar nesta quinta e relatou pela perda do mandado de Ortiz Júnior. Para o relator, a desfiliação de Ortiz do PSDB, em março de 2024, ocorreu sem justa causa, e o deputado estava sem partido quando tomou posse, em janeiro de 2025.
No julgamento iniciado nessa quinta-feira, o advogado do PSDB, Flavio Henrique Costa Pereira, afirmou que a segunda filiação de Ortiz ao partido, em novembro do ano passado, foi irregular, pois teria desrespeitado o estatuto tucano.
Já o advogado de Damaris, Marcelo Certain Toledo, disse que é falsa a alegação de que Ortiz teria deixado o partido por sofrer “grave perseguição pessoal”.
O advogado de Ortiz, Ricardo Vita Porto, afirmou que o deputado sofreu “uma grave discriminação pessoal” no PSDB. O defensor defendeu a regularidade da segunda filiação ao partido e disse que Ortiz apenas deixou a legenda após o PSDB anular essa filiação. “Ao agir assim [anulando a filiação], quem abriu mão do mandato foi o partido”.
Em janeiro, quando a ação foi protocolada, Ortiz afirmou que “a posse [como deputado] foi realizada de forma legítima” e que tem “plena tranquilidade de que qualquer movimentação partidária ocorrida anteriormente não configura infração à legislação eleitoral, estando sua atuação em conformidade com os princípios legais e éticos”.
Ortiz é atualmente filiado ao Cidadania, que faz parte da Federação com o PSDB. O julgamento tem 10 dias para ser retomado.
*Com informações do Jornal OVale
ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DE TAUBATÉ. É GRÁTIS!
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Vereador investigado por roubo de fios de cobre em Campos do Jordão tem mandato cassado
TRE cassa mandato do Deputado Estadual Ortiz Júnior por infidelidade partidária em SP
Vereador de Cruzeiro, Gordo da Vila Batista, e adolescente morrem e filhos gêmeos sobrevivem em acidente na BR-459