"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Saiba o que fazer para saber se o seu contrato do Minha Casa Minha Vida está quitado

Advertisement

Os beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) agora têm a oportunidade de verificar se estão elegíveis para a quitação de seus contratos habitacionais. O processo é descomplicado e requer apenas um contato com o banco financiador da operação, que pode ser a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

De acordo com as diretrizes estabelecidas na Portaria nº 1.248/2023 do Ministério das Cidades, as famílias contempladas pelo Programa Bolsa Família e aquelas com membros beneficiados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 28 de setembro deste ano foram dispensadas do pagamento das parcelas do financiamento. Isso se aplica às modalidades subsidiadas do MCMV – FAR, Entidades e Rural.

Além disso, famílias que já quitaram 60 ou mais prestações em áreas urbanas ou 1% do valor do contrato em áreas rurais terão seus contratos liquidados automaticamente.

Para aqueles que firmaram seus contratos com a Caixa Econômica Federal, a verificação de elegibilidade pode ser realizada digitando o CPF no site da instituição – https://caixa.gov.br/consulta-mcmv. Outras opções incluem o uso do aplicativo Habitação Caixa, Internet Banking ou o Caixa Tem. Se o contrato estiver em conformidade com os critérios governamentais, os clientes receberão uma notificação informando que seu contrato foi liquidado, e o termo de quitação será emitido automaticamente até 20/01/2024.

Para os beneficiários que optaram pelo Banco do Brasil para o financiamento, a verificação pode ser feita através da Central de Relacionamento BB, no telefone 4004-0001 (opção 2, seguido do CPF), ou visitando qualquer agência do Banco do Brasil. Neste caso, não é necessário que o mutuário tome qualquer medida, uma vez que o enquadramento será efetuado automaticamente, desde que cumpram os requisitos legais.

Esta iniciativa visa simplificar o processo para os beneficiários do MCMV, proporcionando-lhes maior clareza e facilitando o acesso aos benefícios de quitação de contrato. A medida do governo busca aliviar a carga financeira das famílias e promover o acesso à habitação adequada.

Foto de Capa: Governo Federal

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.