O primeiro seminário de campanha salarial dos condutores do Vale do Paraíba reuniu trabalhadores de diversas cidades da região na segunda-feira (10/02), em um hotel de São José dos Campos. O evento, organizado pelo Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, teve como objetivo preparar os trabalhadores para as negociações do acordo e convenção coletiva 2025-2026. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Ronaldo Costa, presidente do sindicato, destacou a importância do seminário. “Nós construímos esse primeiro seminário para trazer trabalhadores de toda a nossa base. Temos aqui representantes desde Jacareí até Queluz, para falarmos sobre a importância de uma campanha estadual e de uma mobilização”, afirmou.
Lideranças de diversas cidades e sindicatos participaram do encontro, incluindo representantes dos rodoviários de Goiás, São Paulo, Americana, ABC e Sorocaba. “Temos aqui o presidente da Confederação e da nossa Federação para falar diretamente com os trabalhadores. Além disso, há um espaço para mulheres condutoras, algo que antes não era trabalhado e hoje está sendo fortalecido”, explicou Ronaldo Costa.
Durante o seminário, foram discutidos temas como a conjuntura econômica e a manutenção do emprego no setor de transporte. “Hoje, a manutenção está sob ameaça, mas não temos garantias concretas para os trabalhadores dessa área dentro da nossa convenção. Estamos lutando para incluir essa proteção na negociação coletiva”, acrescentou Ronaldo.
As assembleias para aprovação de pautas da campanha salarial começam na próxima semana. “Nossa data-base é maio, mas estamos nos adiantando para que as empresas já tenham conhecimento das nossas demandas e possamos iniciar as negociações o mais rápido possível”, explicou Ronaldo Costa. O sindicato busca aumento real de salário e a renovação do acordo coletivo.
Outro tema abordado foi a extinção dos cobradores de ônibus em recentes licitações do transporte público. “Essa questão é um grande desafio, pois muitos pais e mães de família dependem desse trabalho e não têm condições de assumir outras funções. Precisamos discutir essa situação na campanha estadual”, destacou Ronaldo.
O evento reuniu cerca de 200 trabalhadores de diferentes bases, com o propósito de conscientizar a categoria sobre a importância da mobilização. “Queremos que esses trabalhadores levem a informação para suas bases e expliquem como funciona uma campanha salarial. A participação de todos é fundamental para o sucesso da negociação”, concluiu Ronaldo Costa.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Sindicato dos Condutores é chamado para reunião para discutir licitação do transporte em São José dos Campos
Casal morre em colisão de carro com poste em São José dos Campos
Atenção para mudança importante no trânsito em São José dos Campos