A concessionária CCR RioSP anunciou um conjunto de obras para modernizar o traçado da Nova Serra das Araras, na Via Dutra (BR-116), entre Piraí e Paracambi, no estado do Rio de Janeiro. As intervenções incluem a readequação da pista de subida, que será transformada em pista de descida, e a construção de uma nova pista de subida. A entrega da nova pista de subida está prevista para 2028, enquanto a conclusão da pista de descida deve ocorrer em 2029. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O projeto, que demanda um investimento de R$ 1,5 bilhão, prevê a duplicação das pistas, passando de duas para quatro faixas por sentido, além de acostamentos. A extensão total das obras será de 16 quilômetros, compreendendo oito quilômetros em cada sentido, entre os quilômetros 225 e 233. A iniciativa busca aumentar a segurança viária, a fluidez do trânsito e o conforto dos usuários que trafegam pelo trecho, beneficiando mais de 390 mil veículos que utilizam mensalmente a Serra das Araras, sendo 36% deles caminhões.
Estrutura e Melhorias
Entre os principais avanços do projeto estão:
- 24 viadutos: Reduzem o impacto ambiental e preservam a conectividade de habitats naturais.
- 93 contenções: Garantem a estabilidade do solo em áreas de risco.
- Três áreas de escape: Proporcionam segurança adicional para veículos em situações de emergência.
- Oito pontos de ônibus e três passarelas: Facilitarão a mobilidade de pedestres e usuários do transporte público.
- Via marginal no sentido São Paulo: Melhora o fluxo local de veículos.
- Tecnologia avançada: Instalação de câmeras de detecção automática de incidentes e iluminação 100% ao longo do trajeto.
Com a ampliação das pistas e as novas tecnologias, a velocidade máxima permitida no trecho será elevada de 40 km/h para 80 km/h, reduzindo em até 50% o tempo de viagem na pista de descida e em 25% na pista de subida.
Sustentabilidade e Segurança
As obras adotarão práticas sustentáveis, incluindo o reaproveitamento de 13 mil toneladas de material asfáltico reciclado e 2,5 milhões de metros cúbicos de material de escavação, que serão utilizados na construção de aterros e pavimentação. Além disso, a supressão de vegetação será minimizada e talvegues serão protegidos.
Para garantir a segurança durante as obras, será realizada a detonação controlada de rochas em horários específicos, com interdições programadas da pista sul. As intervenções devem durar cerca de 29 meses.
Impacto Econômico e Social
A previsão é de que o projeto gere cerca de cinco mil empregos diretos e indiretos, sendo a maior parte das contratações realizadas nos municípios de Piraí e Paracambi. Além disso, as obras devem aumentar a arrecadação municipal em R$ 46 milhões em impostos, como ISS, PIS e Cofins, ao longo dos quatro anos de execução.
A CCR também criará espaços dedicados para comerciantes locais, especialmente para vendedores de frutas que atuam na Serra das Araras, promovendo o desenvolvimento econômico na região.
Com estas melhorias, a Serra das Araras será reestruturada para atender às demandas logísticas do transporte de cargas e passageiros, consolidando-se como uma das mais modernas e seguras rodovias do país.
Siga nosso Instagram
ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS GERAIS. É GRÁTIS!
SITUAÇÃO DAS RODOVIAS EM TEMPO REAL. ENTRE NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPPCriador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Jacareí terá pelo menos 800 câmeras de segurança e união de forças, diz prefeito
VÍDEO: Prefeito de Jacareí quer criar Centro TEA e diz que inclusão, educação e saúde para crianças são prioridades
VÍDEO: Em parceria com a Santa Casa, Prefeitura de São José dos Campos vai fazer novo hospital na Zona Sul