Os moradores do bairro Capão Grosso 1 em São José dos Campos estão revoltados com a falta de atenção da Prefeitura aos cuidados básicos da população local. O que se pode constatar no local é o caos: ruas irregulares, esgoto correndo à céu aberto, acumulo de água parada nas vias, o que atraí o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Zika, Dengue e Chinkungunya, falta de transporte regular, ou seja, falta o básico neste bairro da cidade mais inteligente do Brasil.
O bairro carece de regularização fundiária, por isso, oficialmente a prefeitura e as concessionárias alegam que não podem realizar melhorias no local, como dar às famílias que moram no local dignidade. De acordo com moradores ouvidos pela reportagem há um processo de regularização desde 2015. Na oportunidade, segundo eles toda a documentação foi reunida e apresentada à prefeitura. De lá para cá, eles relatam que nada foi feito. “Olha água de esgoto na rua e outra faz 8 anos que eles pegaram os documentos para a regularização e até hoje não deram nenhuma resposta e depois vem com a desculpa esfarrapada. É uma vergonha. Um bairro que tem mais de 30 anos nas condições que está até hoje é uma vergonha. Sem saneamento básico é triste”, disse Osmar Rodrigues Eugênio, morador da rua E.
Outro problema é a limpeza das fossas, que segundo os moradores não é realizada com regularidade pela prefeitura. A população alega que são mais de 30 dias sem limpeza de fossas. A falta deste tipo de manutenção coloca em risco à saúde das famílias que vivem no local. Já o transporte coletivo é outra demanda. Quem necessita se deslocar para outras regiões precisa andar mais de dois quilômetros para pegar a condução e para chegar no centro da cidade o ônibus demora quase uma hora.
A Prefeitura foi procurada pela reportagem para se posicionar a respeito dos dois temas. Em um deles, o caso da fossa da casa de um morador, o poder público disse que houve atendimento ocorreu no dia 11 de abril. Sobre a regularização fundiária, mesmo após 8 anos de recolhimento da documentação, a atual gestão disse que ainda há estudos e tratativas. Leia abaixo, o posicionamento da prefeitura enviado por nota à reportagem.
“A Prefeitura de São José dos Campos informa que a regularização fundiária do núcleo denominado Capão Grosso I-B, que compreende a Rua E (nome informal), está em tratativas para a realização de estudos técnicos ambientais. Essa etapa é fundamental para a continuidade do processo e execução das melhorias necessárias”, disse a secretaria responsável pela regularização.
“A limpeza de fossa foi feita no dia 11 de abril. Sobre a manutenção de rua está na programação”, frisou a secretaria de manutenção da cidade.
Ver essa foto no Instagram
*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Banca da Tia Vilma mantém tradição centenária dos doces caseiros e da taiada no Mercado Municipal de Caçapava
Vereadores aprovam aumento para servidores em Jacareí, mas greve não está descartada
Jacareí abre investigação para apurar a morte de 5 cães durante mutirão de castração