240 demissões mobilizam trabalhadores da coleta de lixo em Jacareí e Prefeitura faz reunião de emergência

240 demissões mobilizam trabalhadores da coleta de lixo em Jacareí e Prefeitura faz reunião de emergência. Em assembleia realiazada na manhã desta segunda-feira (02/06), na portaria principal da empresa, eles decidiram que continuam trabalhando até esta terça e caso a empresa nao volte atrás nas demissões, uma greve será iniciada na quarta-feira (04). A reunião desta manhã foi conduzida pelo presidente do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, Ronaldo Costa, o Ripa, e por Isabel Estevam, presidente do Sindicato Específico dos trabalhadores em serviços de asseio e conservação ambiental e áreas verdes do Vale do Paraíba (Siemaco). CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Na assembleia, os sindicatos colocaram a situação da coleta de lixo em Jacareí e exigiram que a empresa “rasgue as demissões”.

Reunião na Prefeitura

Uma reunião entre o Prefeito, Celso Florêncio (PL), o presidente da Ambiental e sindicatos está agendada para 10h, desta segunda-feira, no Paço Municipal.  No encontro, as partes irão discutir um acordo para evitar a paralisação dos serviços de coleta de lixo e limpeza urbana em Jacareí.

A Ambiental conta com cerca de 600 funcionários em Jacareí. Com a demissão de 240 trabalhadores, a empresa vai ter metade da mão de obra para atender a cidade, na coleta de lixo e limpeza urbana.

Decisão da Ambiental 

A decisão da empresa pegou o poder público de surpresa e a coleta de lixo pode entrar em colapso na cidade. Em Janeiro, quando assumiu o mandato, Celso Florêncio (PL) enfrentou greve dos trabalhadores e o lixo se acumulou nas ruas.

Na sexta-feira (29), cerca de 240 trabalhadores da Ambiental foram comunicados da demissão, devendo cumprir aviso prévio de 30 dias. De acordo com a empresa, em resposta à notificação feita pela Prefeitura, a Ambiental esclarece “que a decisão de desligamento dos funcionários foi tomada exclusivamente em razão desse poder concedente (Prefeitura de Jacareí) de reter valores significativos das notas fiscais devidas, o que – conforme exposto várias vezes pela concessionária em correspondências anteriores – afetou diretamente a saúde financeira da empresa, criando um cenário insustentável de manutenção do contrato vigente”, frisou.

A Ambiental ainda ressalta na notificação que a “verdadeira escolha desse poder concedente (Prefeitura)” é “causar o estrangulamento financeiro da concessionária (Ambiental)” o que “configura não apenas o inadimplemento contratual, mas também uma conduta lesiva a continuidade do serviço público essencial, forçando a empresa a adotar medidas drásticas de ajuste operacional – como o desligamento de pessoal”.

Por fim, a empresa ainda frisa que está disposta a adotar medidas conjuntas, desde que “haja a imediata regularização dos pagamentos devidos” pela Prefeitura.

portao de casa 20250602 071046 0000

ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Siga nosso Instagram

Jesse Nascimento
Jesse Nascimento

Fundador e jornalista do Vale 360 News. Especialista em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais, com passagens pelas Rádios Globo e CBN do Grupo Globo e pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, onde atuou como Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Cobre o Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo.