O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos realizou, nesta segunda-feira (12/08), uma reunião com o prefeito Anderson Farias (PSD) para discutir a venda da Johnson Controls Hitachi para o grupo alemão Bosch. A transação comercial, já anunciada pela direção da empresa, tem gerado preocupações entre os trabalhadores, que temem pela manutenção de seus empregos e a permanência da empresa na cidade. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Durante o encontro, o presidente em exercício do Sindicato, Valmir Mariano, expressou ao Prefeito e ao Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Alberto Marques, a preocupação dos trabalhadores quanto às possíveis consequências da venda. A principal demanda do Sindicato é a garantia de que a fábrica permaneça em São José dos Campos e que todos os postos de trabalho sejam preservados. Anderson Farias, de acordo com o Sindicato, comprometeu-se a entrar em contato com a Bosch para discutir a questão.
“O poder público tem de se movimentar para evitar que a cidade perca mais uma fábrica. Os trabalhadores estão apreensivos, com medo de perderem seus empregos. Como representante dos metalúrgicos, o Sindicato vai se manter na defesa da manutenção da JC Hitachi em São José dos Campos,” afirmou Valmir Mariano durante a reunião.
A JC Hitachi, especializada na produção de ar-condicionado industrial, opera na cidade há mais de 50 anos e atualmente emprega cerca de 300 trabalhadores de forma direta, além de outros 300 de maneira indireta. A empresa é considerada um pilar importante para a economia local, e o possível fechamento ou transferência de suas operações geraria um impacto significativo.
Nos últimos anos, a cidade de São José dos Campos fábricas para outras localidades, como foi o caso da Elgin e da Movent. O Sindicato teme que a JC Hitachi siga o mesmo caminho, o que poderia representar uma perda significativa para a economia local.
Outro lado
A Prefeitura de São José dos Campos foi procurada para se posicionar a respeito da demanda do Sindicato e disse que prete nde obter mais informações a respeito do negócio. Leia a Nota.
“A Prefeitura de São José dos Campos informa que se reuniu com o Sindicato dos Metalúrgicos local para conversar sobre a aquisição da empresa Johnson Controls/Hitachi International, sediada no município, pelo Bosch Group. A Prefeitura também pretende obter mais informações sobre a aquisição e vai atuar conjuntamente com a entidade sindical para analisar o tema e futuros desdobramentos.
Importante frisar que, em alguns casos de aquisições similares em nossa cidade, ocorreu o aporte de novos investimentos e ampliação da unidade fabril, como no exemplo recente da SIATT”.
A Bosch foi procurada para comentar o assunto e foi perguntada a respeito da manutenção da fábrica em São José dos Campos. A resposta está no link acima.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Apostador de Campos do Jordão leva bolada na Lotofácil
Prefeitura de Caçapava diz que uso de maquinário público em fazenda particular foi pautado por critérios técnicos, legais e ambientais
“‘Pânico’, que ateou fogo em moto em Caçapava, é identificado pela Polícia”