VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Prefeitura prorroga até 31 de dezembro de 2025 intervenção na Santa Casa de Jacareí

A Prefeitura prorroga até 31 de dezembro de 2025 intervenção na Santa Casa de Jacareí, estendendo a gestão direta sobre o hospital que está sob intervenção municipal desde 2003, quando a unidade enfrentava uma grave crise financeira com dívidas estimadas em R$ 30 milhões. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

No final de 2024, a Prefeitura de Jacareí chegou a publicar a decisão de encerrar a intervenção no hospital, mas em 3 de janeiro de 2025 houve uma nova prorrogação para 30 de junho. Agora, segundo confirmou o prefeito Celso Florêncio ao Vale 360 News nesta terça-feira (08/07), a intervenção foi novamente prorrogada até 31 de dezembro de 2025.

“Já está prorrogado até 31 de dezembro esse decreto. A gente espera chegar lá em 31 de dezembro e conseguir fazer a desintervenção com muita segurança e respeito ao cidadão jacareiense”, afirmou o prefeito.

Processo de desintervenção e novos leitos

Durante a entrevista ao Vale 360 News, Celso Florêncio destacou que a Santa Casa permanece sendo o principal equipamento de saúde pública de Jacareí e reforçou o diálogo constante com a Irmandade, responsável pela administração histórica do hospital, para o processo de desintervenção.

“Mesmo no futuro, a Santa Casa é um importante instrumento de saúde, não só para Jacareí, mas também para a região que Jacareí dá apoio, como Igaratá e Santa Branca”, afirmou Celso.

Recentemente, a Prefeitura anunciou o aumento de 20 leitos e vai garantir mais 20 até o fim de 2025

A Prefeitura anunciou ainda que, neste período, fará um aporte financeiro para a construção de mais 20 leitos, complementando os 20 leitos já entregues recentemente, ampliando a capacidade de atendimento da unidade.

“Independente do Hospital Municipal, a Santa Casa também é um equipamento de saúde pública. Hoje, majoritariamente, todos os recursos da Santa Casa são recursos públicos municipais, mas precisamos ter o entendimento de que ela continuará sendo um pilar da saúde”, completou o prefeito.

Como será a desintervenção na Santa Casa de Jacareí em 2026

Caso a desintervenção seja concluída em 31 de dezembro de 2025, a Prefeitura passará a ter um convênio de contratante dos serviços da Santa Casa, que seguirá ofertando leitos SUS e procedimentos cirúrgicos ao município, mediante remuneração.

“Hoje temos um convênio vigente, que será aperfeiçoado e mantido. Enquanto houver a intervenção, todo recurso necessário para a Santa Casa parte do cofre público municipal”, explicou Celso Florêncio.

Um hospital centenário

Inaugurada em 1861, a Santa Casa de Misericórdia de Jacareí é uma das instituições mais antigas da cidade e ao longo de sua história enfrentou diversos problemas financeiros, levando à intervenção da Prefeitura em 2003. Desde então, o hospital se consolidou como referência para o atendimento em saúde para Jacareí, Santa Branca e Igaratá.

Com a prorrogação da intervenção até 31 de dezembro de 2025, o município busca concluir os ajustes necessários para a desintervenção com segurança, mantendo o atendimento de qualidade para a população até que o novo Hospital Municipal de Jacareí seja entregue.

Perguntas Frequentes

Por que a intervenção na Santa Casa de Jacareí foi prorrogada?

A Prefeitura de Jacareí decidiu prorrogar a intervenção até 31 de dezembro de 2025 para garantir segurança e estabilidade no processo de desintervenção, garantindo a continuidade do atendimento aos moradores de Jacareí, Santa Branca e Igaratá.

Quando começou a intervenção na Santa Casa?

A intervenção na Santa Casa de Jacareí começou em 2003, em razão de uma crise financeira que deixava a unidade com dívidas de cerca de R$ 30 milhões.

O que acontecerá após a desintervenção?

Após a desintervenção, a Prefeitura de Jacareí passará a contratar serviços da Santa Casa por meio de convênio, para oferta de leitos SUS e cirurgias, mantendo o hospital como equipamento público de saúde.

A Santa Casa continuará recebendo recursos públicos?

Sim. Mesmo após a desintervenção, a Santa Casa continuará recebendo recursos municipais, sendo remunerada pelos serviços prestados por meio de convênios com a Prefeitura.

Links recomendados

GRUPO DE NOTÍCIAS DE JACAREÍ. É GRÁTIS

Siga nosso Instagram