Ação da Prefeitura de São José dos Campos no Limoeiro causa revolta em moradores. A reportagem foi procurada por alguns moradores do bairro, que fica quase na divisa com Jacareí, na manhã desta quarta-feira (13/09), e eles relataram e enviaram vídeos a respeito da presença da GCM e de funcionários da Urbam (Urbanizadora Municipal), que estiveram no local para recolher recicláveis de um morador.
A moradora que fez o vídeo abaixo relata que o os recicláveis são meio de sobrevivência de um outro morador e que estava tudo separado para a venda dos mesmos, quando a Urbam fez o recolhimento dos mesmos.
De acordo com ela, a área fica na antiga Estação Limoeiro, por onde vai passar a Via Oeste, ligando a cidade com a vizinha Jacareí. Ela ainda pontuou que o dono dos recicláveis não estava no local no momento dos fatos.
A prefeitura foi procurada para se posicionar a respeito da ação no Limoeiro e por meio de nota disse que realizou uma limpeza na área. “A Prefeitura de São José dos Campos informa que, na manhã desta quarta (13), realizou uma ação de Fiscalização Municipal de descarte irregular de diversos materiais em área pública e limpeza na antiga estação ferroviária do Limoeiro, na região oeste”. A prefeitura também foi questionada de como vai se posicionar socialmente em relação à família que teve os recicláveis recolhidos, mas não respondeu a este questionamento.
Recentemente, no Banhado, a ação de retirada de recicláveis no local causou revolta em quem mora na comunidade. Desde então, a Prefeitura não agiu mais no local.
Ver essa foto no Instagram
Gente essa matéria é um desserviço. Os moradores do limoeiro e jardim das indústrias tem sofrido com o lixo “esquecido” pelos recicladores. Respeitamos o trabalho de todos que respeitam o espaço público. Sobra pra nós moradores o descarte dos materiais que são deixados para trás. Fora os carros que ficam longas horas cheios de materiais recicláveis na porta dos moradores e no entorno de praças. Tudo isso só aumentou o número de animais peçonhentos no bairro e lixo sujando as ruas. A limpeza é necessária sim!!!