Um adolescente de 17 anos foi apreendido na noite desta quinta-feira (03/10) após ser flagrado realizando disparos de arma de fogo na Rua Mário Pereira Benevides, no bairro Jardim Morumbi, em São José dos Campos. A ocorrência foi atendida por policiais militares após acionamento via COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar), que informou sobre tiros disparados no local por volta das 21h30. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Ao chegarem na rua José Lenir Silvestre, no Jardim Morumbi, os policiais foram abordados por moradores que indicaram a direção em que os suspeitos teriam se deslocado após os disparos. De acordo com as testemunhas, os homens foram vistos subindo a rua e atirando para o alto. Os policiais se dirigiram ao local indicado e, na Rua Mário Pereira Benevides, avistaram dois suspeitos cujas características coincidiam com as informações repassadas pelo COPOM.
Ao perceber a aproximação da viatura, um dos suspeitos, posteriormente identificado como o adolescente, levou a mão à cintura e arremessou um objeto para dentro de uma residência. Ao tentarem realizar a abordagem, o jovem fugiu, pulando pelos telhados das casas próximas. Diante da situação, os policiais solicitaram reforço e deram início a um cerco na região.
Após buscas intensas, o adolescente foi localizado escondido em um cômodo ao fundo de uma residência na mesma rua. Durante a tentativa de abordagem, o jovem foi contido e algemado para evitar uma nova tentativa de fuga. No quintal de outra residência, onde o adolescente havia arremessado o objeto durante a fuga, foi encontrada uma arma de fogo com sinais de identificação adulterados.
Durante a abordagem e condução à delegacia, o adolescente admitiu ter disparado a arma para “testar” o equipamento. Todas as declarações foram registradas em vídeo, e o jovem, ciente de seus direitos legais, permaneceu em silêncio na presença de sua representante legal.
Após a análise do caso pelo delegado de plantão, foi decretada a apreensão do adolescente por ato infracional equiparado a porte ilegal de arma de fogo com numeração raspada e disparo de arma de fogo em local habitado, conforme os artigos 16, §1º, IV e 15 da Lei nº 10.826/2003, na forma do artigo 103 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Peritos foram acionados para realizar exames na arma apreendida e a coleta de resíduos de pólvora para o exame residuográfico. Em razão da repercussão social do caso e para garantir a segurança do próprio adolescente, ele foi encaminhado para a Fundação CASA Serra da Mantiqueira, onde permanecerá à disposição da Justiça.
O inquérito policial foi registrado eletronicamente no sistema de Inquéritos Policiais Eletrônicos (IPe), e as comunicações de praxe foram realizadas aos órgãos estatais competentes. As investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do ocorrido e apurar a possível participação de outras pessoas no ato infracional.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Jovem morre baleado em Lorena e polícia investiga o crime
PM de Taubaté prende mulher com celulares avaliados em R$ 40 mil e 3,5 kg de drogas; um dos aparelhos era da jornalista Juliana Sever
Foragido por estupro de vulnerável entra em Jacareí, é identificado, capota carro em perseguição e consegue fugir