VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Avibras: Antes de reunião no Ministério da Defesa, Sindicato dos Metalúrgicos e trabalhadores fazem ato em Jacareí

Antes de reunião no Ministério da Defesa, Sindicato dos Metalúrgicos e trabalhadores fazem ato em Jacareí. Na manhã desta quarta-feira (07/02), os vereadores foram cobrados para adotarem medidas em defesa dos trabalhadores da Avibras, que estão em greve há um ano e não recebem salários há dez meses. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

Antes de chegarem à Câmara, os trabalhadores percorreram as principais ruas da região central da cidade. Na casa legislativa, o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves, discursou na tribuna a respeito do caso.

Weller lembrou a luta de quase dois anos dos metalúrgicos da Avibras, que, em 2022, demitiu 420 empregados e pediu recuperação judicial. Os cortes foram cancelados pela Justiça, após ação do Sindicato, mas a situação da empresa ainda é preocupante.

Desde então, o Sindicato exige do poder público medidas efetivas em defesa da Avibras. Porém, pouco foi feito até agora. Em Jacareí, a Prefeitura chegou a distribuir cestas básicas aos trabalhadores, em 2023, após reivindicação do Sindicato. Mas nada foi feito com relação a isenção de impostos municipais, como o IPTU, para esses metalúrgicos.

“É importante que os vereadores encaminhem documento exigindo ao governo federal que se reúna com o Sindicato para resolver efetivamente a situação. Uma empresa da importância da Avibras – geradora de tecnologia, essencial para a soberania e estratégia do nosso país – tem de ser estatizada. Mundo afora, as empresas do setor de Defesa pertencem ao Estado. Por que isso não acontece com a Avibras?”, disse Weller.

Reunião no Ministério da Defesa

No dia 20 de fevereiro, dirigentes do Sindicato vão a Brasília para uma reunião com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Desde 2022, a entidade cobra medidas do governo federal. O então presidente, Jair Bolsonaro (PL), ignorou pedidos de reunião. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embora tenha recebido o Sindicato, não adotou medidas efetivas até o momento.

Foto de Capa: Sindicato dos Metalúrgicos

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.

Advertisement