Sindicato diz que a Avibras demitiu 400 trabalhadores nesta sexta-feira (18/03). De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos as demissões foram “desumanas, covardes e sem prévia negociação com a entidade sindical”.
A empresa foi procurada pelo Vale 360 News, mas não atende as chamadas telefônicas e no site não disponibiliza contato para a imprensa.
O que diz o sindicato sobre a demissão na Avibras?
O Sindicato dos Metalúrgicos diz que um estudo do Ilaese (Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos) apontou em 2021, que a Avibras é uma das empresas que mais exploram o trabalhador no Brasil.
Participe do Grupo Geral de Notícias do Vale 360 News
Weller Gonçalves ressaltou que a empresa poderia recorrer a mecanismos para não ter que demitir. “Existem mecanismos para evitar demissões, como acontece na nossa categoria com as empresas que nos procuram e a gente faz negociação do layoff entre outras negociações para evitar as demissões. A empresa poderia ter aberto um PDV (Plano de Demissão Voluntária), mas, enfim, preferiu agir na lógica do capitalista, onde o coração do capitalista bate no bolso, só pensa em dinheiro e não tá nem aí para o trabalhador aqui da nossa base”, disse que o sindicalista
Weller ainda lembrou que há neste momento um layoff em outra fábrica de Jacareí, a Caoa Chery, fruto da negociação com o sindicato. Ele ainda disse que o sindicato vai lutar pela reintegração de todos os demitidos.
Sindicato também pediu reunião urgente com a direção da Avibras e o cancelamento das demissões.
Esta nota pode ser atualizada a partir da manifestação da Avibras.
LEIA MAIS
- PRF apreende 504 caixas de cerveja sem nota fiscal na Via Dutra em Lavrinhas
- Monitoramento Eletrônico identifica quadrilha especializada em furto e roubo de carros em São José dos Campos
- Casal que furtava e roubava em Taubaté é preso pela PM
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
CCR RioSP interditará acesso no trevo de Jacareí para obras no viaduto; veja rotas alternativas
Viatura da PM fica destruída ao bater em carro em Taubaté
Escolas de Caçapava iniciam mobilização para atualizar carteiras de vacinação de alunos. Saiba detalhes