Sindicato diz que a Avibras demitiu 400 trabalhadores nesta sexta-feira (18/03). De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos as demissões foram “desumanas, covardes e sem prévia negociação com a entidade sindical”.
A empresa foi procurada pelo Vale 360 News, mas não atende as chamadas telefônicas e no site não disponibiliza contato para a imprensa.
O que diz o sindicato sobre a demissão na Avibras?
O Sindicato dos Metalúrgicos diz que um estudo do Ilaese (Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos) apontou em 2021, que a Avibras é uma das empresas que mais exploram o trabalhador no Brasil.
Participe do Grupo Geral de Notícias do Vale 360 News
Weller Gonçalves ressaltou que a empresa poderia recorrer a mecanismos para não ter que demitir. “Existem mecanismos para evitar demissões, como acontece na nossa categoria com as empresas que nos procuram e a gente faz negociação do layoff entre outras negociações para evitar as demissões. A empresa poderia ter aberto um PDV (Plano de Demissão Voluntária), mas, enfim, preferiu agir na lógica do capitalista, onde o coração do capitalista bate no bolso, só pensa em dinheiro e não tá nem aí para o trabalhador aqui da nossa base”, disse que o sindicalista
Weller ainda lembrou que há neste momento um layoff em outra fábrica de Jacareí, a Caoa Chery, fruto da negociação com o sindicato. Ele ainda disse que o sindicato vai lutar pela reintegração de todos os demitidos.
Sindicato também pediu reunião urgente com a direção da Avibras e o cancelamento das demissões.
Esta nota pode ser atualizada a partir da manifestação da Avibras.
LEIA MAIS
- PRF apreende 504 caixas de cerveja sem nota fiscal na Via Dutra em Lavrinhas
- Monitoramento Eletrônico identifica quadrilha especializada em furto e roubo de carros em São José dos Campos
- Casal que furtava e roubava em Taubaté é preso pela PM
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Motociclista não teve o pé amputado em acidente em São José dos Campos. Entenda
Vereadores aprovam criação da taxa do lixo em Pinda. Saiba quanto você vai pagar
Jovem ferido no choque de motos em Jacareí não resiste e morre. GCM de São José dos Campos segue internado