"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Comerciante de Pinda é furtado duas vezes em quatro dias e PM conta com ajuda do “Vizinhança Solidária” para prender ladrão

Advertisement

Comerciante de Pinda é furtado duas vezes em quatro dias e PM conta com ajuda do “Vizinhança Solidária” para prender ladrão. Os crimes praticados em um estabelecimento comercial aconteceram no bairro Jardim Yassuda nos dias 06 e 10 de setembro, durante o feriado prolongado.

Na primeira ação dos criminosos, no dia 06, véspera de feriado, o sistema de monitoramento de câmeras do estabelecimento, localizado às margens do início da Rodovia Abel Fabrício Dias, não estava funcionando e, portanto, não foi possível identificar como foi a ação dos ladrões, que voltaram ao local na madrugada de domingo (10). Na ocasião, no entanto, por volta da 00h40, o proprietário acompanhou a ação de um homem pelas câmeras e imediatamente postou as imagens no grupo “Vizinhança Solidária Jardim Yassuda”.

Após acionar 190, os moradores do bairro foram alimentando os policiais militares com as características do suspeito, que trajava camisa polo cinza, bermuda, boné escuro e sem chinelo. Com as informações, os policiais militares da 2ª Companhia da Polícia Militar do Interior, equipe da Força Tática deparou com um dos infratores pelo bairro Castolira, por volta da 1h20, que informou à equipe que havia vendido um notebook para outro indivíduo, citando o endereço.

Mediante informações, a Polícia Militar deslocou até o endereço do outro indivíduo, no qual foram localizados três notebooks, sendo um deles da empresa Garimpo. Os indivíduos foram conduzidos à Delegacia de Polícia, onde um deles permaneceu à disposição da Justiça e o outro responderá em liberdade.

“Nosso bairro tem sido muito unido no combate às infrações e qualquer movimentação suspeita o grupo já se movimenta, aciona 190 e troca informações. É um trabalho sério que já evitou muitas ocorrências e prejuízos para nós moradores”, afirmou um dos tutores do programa no bairro.

O que é o Programa Vizinhança Solidária e como participar?

O PVS tem o intuito de resgatar a percepção de segurança na comunidade, aproximando um vizinho do outro e afastando a indiferença para com o próximo. Tutor é o cidadão local, líder comunitário na vizinhança solidária, que será instruído pela PM acerca de prevenção primária entre outras ações.

O programa é de adesão voluntária e a comunidade deve procurar a companhia policial mais próxima para manifestar o desejo da comunidade ou bairro integrar a atividade. Após reunião de instrução com os moradores e adesão da maioria, os mesmos colocam uma placa nas residências, que identifica que o bairro tem o monitoramento comunitário, realizado em parceria com a polícia. A adesão não precisa ser feita pela totalidade do bairro e sim por núcleos ou ruas e avenidas.

*Com informações da Prefeitura de Pindamonhangaba

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.