A MRS Logística anunciou um investimento de R$ 68 milhões para a construção de viaduto e passarela na Avenida Itaguaçu, em Aparecida, próximo ao acesso do Santuário Nacional. O objetivo do projeto é melhorar a mobilidade urbana e reforçar a segurança de pedestres e motoristas, evitando a necessidade de cruzamento direto sobre a linha férrea que percorre a avenida. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
De acordo com a MRS, o projeto visa modernizar a infraestrutura da região, facilitando a circulação de veículos e pedestres. “A complexa geometria do viaduto foi pensada para garantir a transposição em todas as direções entre bairro e centro sem comprometer a segurança dos pedestres”, explicou Vinicius Barichello, gerente de Infraestrutura da MRS. A estrutura do viaduto será dedicada exclusivamente ao tráfego de veículos, enquanto a passarela metálica atual continuará atendendo aos pedestres.
A passarela que ligará a Avenida Itaguaçu ao Parque dos Pássaros será construída com acessibilidade em mente. “A passarela contará com iluminação moderna e adequada para garantir a segurança de pedestres, além de equipamentos que atendem pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e cadeirantes”, acrescentou Barichello.
Redução no tráfego e economia de tempo com novo viaduto e passarela
Com a implementação do viaduto, a espera dos motoristas pela passagem dos trens será eliminada, o que promete melhorar significativamente o trânsito local. “O tempo de espera na passagem em nível da ferrovia vai acabar, e estima-se uma economia de alguns minutos por composição, trazendo mais fluidez ao trânsito e permitindo que as pessoas cheguem mais rápido aos seus destinos”, comentou Barichello.
Impacto econômico
A construção do viaduto e da passarela também beneficiará a economia da região, impulsionando o comércio local com maior fluxo de pessoas e geração de empregos diretos e indiretos durante as obras. Segundo o gerente, “as obras foram planejadas para garantir o acesso aos comércios e hotéis da região, sem alterar significativamente a rotina da comunidade”.
Para minimizar os impactos no tráfego, a obra será realizada com estruturas pré-moldadas e as interrupções na ferrovia serão pontuais, como no lançamento das vigas. Todas as operações seguirão rigorosamente as normas da MRS e das autoridades ferroviárias.
Considerações ambientais e sociais
Em relação ao meio ambiente, todas as intervenções foram aprovadas pela Cetesb e pela Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida. “Estamos realizando o plantio de mudas de espécies nativas na região para minimizar os impactos ambientais das obras”, afirmou Barichello.
As novas construções prometem trazer benefícios à qualidade de vida da população de Aparecida. Segundo a MRS, “a conclusão desses projetos promete transformar positivamente a dinâmica da cidade, garantindo mais segurança, redução no tempo de deslocamento e impulsionando a economia local”.
#vale360news #aparecida #passarela #viaduto
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Apostador de Campos do Jordão leva bolada na Lotofácil
Prefeitura de Caçapava diz que uso de maquinário público em fazenda particular foi pautado por critérios técnicos, legais e ambientais
“‘Pânico’, que ateou fogo em moto em Caçapava, é identificado pela Polícia”