A MRS Logística anunciou um investimento de R$ 68 milhões para a construção de viaduto e passarela na Avenida Itaguaçu, em Aparecida, próximo ao acesso do Santuário Nacional. O objetivo do projeto é melhorar a mobilidade urbana e reforçar a segurança de pedestres e motoristas, evitando a necessidade de cruzamento direto sobre a linha férrea que percorre a avenida. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
De acordo com a MRS, o projeto visa modernizar a infraestrutura da região, facilitando a circulação de veículos e pedestres. “A complexa geometria do viaduto foi pensada para garantir a transposição em todas as direções entre bairro e centro sem comprometer a segurança dos pedestres”, explicou Vinicius Barichello, gerente de Infraestrutura da MRS. A estrutura do viaduto será dedicada exclusivamente ao tráfego de veículos, enquanto a passarela metálica atual continuará atendendo aos pedestres.
A passarela que ligará a Avenida Itaguaçu ao Parque dos Pássaros será construída com acessibilidade em mente. “A passarela contará com iluminação moderna e adequada para garantir a segurança de pedestres, além de equipamentos que atendem pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e cadeirantes”, acrescentou Barichello.
Redução no tráfego e economia de tempo com novo viaduto e passarela
Com a implementação do viaduto, a espera dos motoristas pela passagem dos trens será eliminada, o que promete melhorar significativamente o trânsito local. “O tempo de espera na passagem em nível da ferrovia vai acabar, e estima-se uma economia de alguns minutos por composição, trazendo mais fluidez ao trânsito e permitindo que as pessoas cheguem mais rápido aos seus destinos”, comentou Barichello.
Impacto econômico
A construção do viaduto e da passarela também beneficiará a economia da região, impulsionando o comércio local com maior fluxo de pessoas e geração de empregos diretos e indiretos durante as obras. Segundo o gerente, “as obras foram planejadas para garantir o acesso aos comércios e hotéis da região, sem alterar significativamente a rotina da comunidade”.
Para minimizar os impactos no tráfego, a obra será realizada com estruturas pré-moldadas e as interrupções na ferrovia serão pontuais, como no lançamento das vigas. Todas as operações seguirão rigorosamente as normas da MRS e das autoridades ferroviárias.
Considerações ambientais e sociais
Em relação ao meio ambiente, todas as intervenções foram aprovadas pela Cetesb e pela Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida. “Estamos realizando o plantio de mudas de espécies nativas na região para minimizar os impactos ambientais das obras”, afirmou Barichello.
As novas construções prometem trazer benefícios à qualidade de vida da população de Aparecida. Segundo a MRS, “a conclusão desses projetos promete transformar positivamente a dinâmica da cidade, garantindo mais segurança, redução no tempo de deslocamento e impulsionando a economia local”.
#vale360news #aparecida #passarela #viaduto
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Chuva chega com força no Vale do Paraíba e Litoral Norte
GCM de São José dos Campos ganha novos agentes
Conheça o novo Secretário de Mobilidade Urbana de Taubaté, indicado por Sérgio Victor