A Defesa Civil de São Paulo divulgou um alerta para a previsão de chuvas intensas em diversas regiões do estado, especialmente entre esta quinta-feira (07) e sexta-feira (08/11). Segundo o órgão, o nível dos acumulados de chuva pode ser significativo, com registros de intensidade variando de alto a muito alto em algumas áreas. Em especial, o Vale do Paraíba e o Litoral Norte estão entre as regiões que podem receber volumes muito altos de precipitação. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O Instituto Climatempo aponta volumes de chuva significativos, com previsão de acumulados entre 150 e 200 milímetros no Vale do Paraíba e de 100 a 150 milímetros no Litoral Norte. A recomendação é de atenção, pois há alto risco de alagamentos e transbordamentos de rios e córregos devido aos altos volumes de precipitação.
O alerta é reforçado pela previsão de ventos fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo. Esse fenômeno climático está associado a uma frente fria que passa pela costa sudeste, trazendo condições para chuvas fortes e possíveis temporais.
Diante dessa previsão, o Governo de São Paulo decidiu instalar um gabinete de crise às 8h desta quinta-feira (07), visando coordenar as ações emergenciais. Representantes de empresas de energia e abastecimento de água estarão presentes, facilitando a comunicação e a resposta rápida em caso de situações de risco.
Alerta do Inmet para Vale do Paraíba e Litoral Norte
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas, com previsão de até 50 mm de precipitação diária e ventos de até 60 km/h. O aviso passou a vigor na manhã desta quarta-feira.
Condições climáticas previstas
Na quinta-feira (7), o sol deverá aparecer entre nuvens, mantendo o tempo abafado, com temperaturas entre 20°C e 26°C. A aproximação da frente fria no período da tarde e noite deve trazer chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de raios e ventos que podem ultrapassar 50 km/h, elevando o risco de alagamentos.
Na sexta-feira (8), a frente fria alcança o litoral paulista, trazendo chuvas intermitentes e generalizadas ao longo do dia. Esse cenário aumenta o potencial para enchentes, deslizamentos de terra e transbordamentos de pequenos cursos d’água. Com a entrada de ventos do quadrante sul, a temperatura deve oscilar entre 18°C e 21°C.
Recomendações da Defesa Civil em caso de acumulados de chuva elevados
- Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
- Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
- No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
- Evite tomar banho durante a tempestade;
- Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
- Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
- Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
- Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou acompanhe as redes sociais pelo @defesacivilsp.
#chuva #vale360news #ventos #clima #tempo #primavera #frentefria #verao #inmet #defesacivil
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Tempo chuvoso e queda de temperatura para os próximos dias no Vale do Paraíba e Litoral Norte
Fim de semana será de calor no Vale do Paraíba
Calor do fim de semana prevalece na segunda, mas existem chances de chuva forte a partir de terça (03), no Vale do Paraíba e Região