Corte de cerca de 50 árvores gera indignação de moradores em São José dos Campos. A supressão dos Pinheiros aconteceu pela avenida Leonor Almeida de Ribeiro Souto, no antigo terreno Pinheirinho. A polêmica ganhou destaque com os apontamentos feitos pela vereadora Dulce Rita (PSDB), que solicitou mais informações através de requerimentos apresentados na sessão da Câmara, mas como sempre teve os pedidos negados pela base governista. As informações são do Portal Life Informa.
O portal disse que a prefeitura se manifestou através de comunicado oficial e alegou que as árvores cortadas são Pinheiros, espécie exótica introduzida no Brasil com a finalidade de produção de madeira. Ainda de acordo com a administração municipal, as árvores em questão apresentam um tempo de vida avançado, especialmente considerando o desenvolvimento delas em área urbana. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
A Prefeitura de São José dos Campos, por meio de comunicado oficial, justificou a ação alegando que as árvores em questão são Pinheiros, espécie exótica introduzida no Brasil com o propósito de produção de madeira. Entretanto, segundo a administração municipal, essas árvores agora apresentam um tempo de vida avançado, especialmente considerando seu desenvolvimento em área urbana.
A prefeitura alega que a Avenida Leonor de Almeida Ribeira Souto é uma via com alto fluxo de veículos e que as árvores suprimidas poderiam representar grande risco para a segurança pública, inclusive para pessoas e veículos. A Prefeitura ainda disse que tem planos futuros de implementar nova arborização mais adequada ao ambiente.
A supressão das cerca de 50 árvores gerou insatisfação nos moradores locais e ativistas ambientais, que alegam falta de transparência da Prefeitura no processo. O pedido de esclarecimentos da vereadora Dulce Rita, ignorado pela base governista, intensificou o clima de desconfiança em relação às motivações por trás da remoção das árvores.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Eu sugiro à vereadora Dulce Rita abrir alguma sindicância na Câmara para investigar a derrubada de árvores em São José. Esta empresa, paga com dinheiro público, é dona de madeireira, carvoaria e, provavelmente, tem sociedade com alguém importante dentro da prefeitura. O corte é indiscriminado, independente se a árvore é saudável ou não. Está acontecendo na cidade inteira e, esta empresa corta os troncos mais grossos ou o tronco principal, exatamente na medida das tábuas que serão produzidas. É uma vergonha o que acontece. Se ao menos elas fossem replantadas. Mas não, alguns dias após o corte vem um triturador de raízes e, em seguida, a prefeitura concreta o buraco. A cobertura verde que deixava São José mais bonita e com clima mais agradável está sendo destruída pela prefeitura.
A qui na minha rua apenas podaram mais as plantas mais pequenas cortaram tudo e ficou orrivel porque as árvores ficaram com pouca copa
E o que podemos fazer a respeito??? A prefeitura não pode ir cortando árvore sem consultar a população ou apresentar alternativa. Será que não entenderam que o futuro depende de ternos árvores? Olha isso é um pecado, um genocídio! Um crime! Estou cansada de ficar sabendo de árvore sendo cortada nessa cidade. Cadê um plano dessa prefeitura com relação a arborização???
Essa base governista é um verdadeiro desserviço à cidade. Na próxima eleição excluir todos esses estorvos.
Corte dentro da lei!
A cada chuva caia uma causando transtornos e riscos.
A administração não faz a manutenção das árvores e não cuida do meio ambiente como deveria ser, pois são pagos para isso. Estamos sofrendo a pior crise climática da história e estes caras não dão alternativas como replantio. Deveria haver uma lei que obrigasse a prefeitura a plantar 10 árvores por cada uma cortada, mas não plantam nenhuma. Quem sofre é o povo da cidade que necessita de oxigênio e sombra para viver. Eles tem ar acondicionado em suas mansões verdejantes.
Pois é, é melhor cortar todas para não ter mais riscos, certinho.
O Ministério Público deve ser acionado. Para cortar árvores é preciso Laudo que demonstre a necessidade.
Cheio de mimi. Uma disse manutenção de arvores???? Explica ai Cesar Pope como se faz. Se são árvores não nativas, está certo sim, o corte foi preventivo. Não são árvores que vivem bem em centros urbanos. Depois é só plantar a melhor opção para a área. Se a Prefeitura corte para não ter riscos a população reclama, se não corta e a árvore cai, a população reclama. Pqp. Escolham um lado para reclamar. E deixem de ser chatos criticando e ajudem a achar uma melhor solução.