É “fake” que água da Sabesp esteja contaminada com produto químico. A informação de que uma empresa teria derrubado produto químico na água dos rios Paraíba e Una, que abastece a região de Taubaté, é falsa. A Sabesp reafirma que a água que é disponibilizada à população de Taubaté, Pindamonhangaba, Caçapava e Tremembé é potável e passa por tratamento nas estações da companhia antes de ser disponibilizada às pessoas.
As pessoas têm compartilhado pelas redes sociais notícias falsas e até de outras regiões do Estado acreditando se tratar de uma notícia verídica. Nos últimos dias a água dos moradores da região, realmente, apresentou-se barrenta, com odor e cheiro forte, sendo comparada a azeite. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
A Sabesp disse à reportagem que entrou em contato com a Cetesp (Companhia Ambiental de São Paulo), responsável pela verificação da água nos rios da região, e que a mesma não constatou alterações. O que teria acontecido de acordo com a companhia se deve a vazão do rio, que com a estiagem e o calor, foi alterada, causando mudança no tratamento da água.
A Sabesp garante que a água fornecida pela companhia estão dentro dos padrões exigidos pelo ministério da Saúde e não oferece riscos à saúde.
Veja a nota divulgada pela Sabesp na manhã desta quarta-feira (20/12)
“A Sabesp informa que tem investigado as causas das reclamações com as autoridades competentes, que, em conjunto com a Companhia, intensificaram pesquisas e vistorias na região nos últimos dias.
Apesar do desconforto percebido por alguns clientes há alguns dias, ajustes no sistema de tratamento para se adequar às condições do manancial asseguram que a água atinja os parâmetros previstos pelo Ministério da Saúde (Portaria GM/MS nº 888/2021). A água fornecida nos municípios de Taubaté, Pindamonhangaba, Tremembé e Caçapava é potável e não oferece riscos à saúde.
Vistorias em imóveis de clientes que buscam os canais de atendimento estão sendo realizadas sistematicamente para verificação. A Sabesp segue monitorando as etapas de tratamento, que garantem a qualidade da água destinada ao abastecimento, das redes de distribuição até a chegada ao cavalete na entrada dos imóveis dos clientes.
A Companhia pede desculpas pelos transtornos e se mantém à disposição nos canais oficiais de atendimento, pelos telefones 0800 055 0195, pelo WhatsApp oficial 11-3388-8000, ou pela agenciavirtual.sabesp.com.br”.
As imagens abaixo que circulam pelas redes sociais são fakes. Não compartilhe este tipo de mensagem.
*Matéria em atualização.
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Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
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