A Visiona, empresa de São José dos Campos, anunciou na sexta-feira (18/10), o sucesso da missão com o satélite VCUB1, produzido na cidade, divulgando as primeiras imagens de alta resolução capturadas pelo equipamento. O VCUB1 é o primeiro satélite de alto desempenho projetado pela indústria nacional, marcando um avanço significativo no Programa Espacial Brasileiro e na validação de tecnologias inéditas no país. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O VCUB1, lançado em 2023, é um nanossatélite equipado com uma câmera de alta resolução e um sistema de comunicações avançado. Pesando apenas 12 kg, ele foi desenvolvido com software embarcado 100% brasileiro, garantindo autonomia completa no projeto. Durante o primeiro ano de operação, o satélite passou por uma fase de desenvolvimento e calibração de sistemas, culminando na divulgação das imagens que confirmam o sucesso da missão.
O CEO da Visiona, João Paulo Rodrigues Campos, destacou a importância do VCUB1 para o Brasil: “Os satélites desempenham papel fundamental em todo o mundo e no Brasil. O VCUB1 pode ser utilizado para questões centrais ao País, como a proteção ambiental, a resposta a desastres naturais, o combate às queimadas ou ainda o desenvolvimento da agricultura.”
A missão do VCUB1 vai além da observação da Terra, pois também valida sistemas de navegação e controle desenvolvidos pela Visiona, que antes não eram dominados pelo Brasil. Himilcon Carvalho, Diretor de Tecnologia Espacial da empresa, reforça: “O domínio do software embarcado nos dá liberdade para integrar ou substituir qualquer componente, concedendo total liberdade ao projeto.”
O projeto do VCUB1 contou com a participação de diversas empresas e instituições brasileiras, como OPTO Space & Defense, AMS Kepler, Metalcard, Orbital Engenharia e Embrapii, além do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Agência Espacial Brasileira (AEB).
A Visiona, uma joint-venture entre a Embraer e a Telebras, foi criada em 2012 e está à frente de projetos importantes para o Programa Espacial Brasileiro. Além do VCUB1, a empresa liderou o Programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC1) e atualmente coordena o desenvolvimento do SatVHR, um satélite de observação de altíssima resolução. A empresa está localizada no PIT (Parque Tecnológico).
O sucesso da missão do VCUB1 fortalece a posição da Visiona como líder na integração de sistemas espaciais e abre novas oportunidades para a ampliação da infraestrutura espacial brasileira e a geração de empregos.
#visiona #embraer #sjc #saojosedoscampos #sjcampos #satelite #tecnologia #vale360news #telebras
*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Padre Marcelo Rossi agita evento católico no Vale do Paraíba
Trem Iluminado de Natal vai passar pelas cidades do Vale do Paraíba. Confira a programação
Antônio Ozório mais um dos Secretários de Sérgio Victor, anunciados pelo prefeito eleito de Taubaté