VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Antes da frente fria, calor aumenta e tardes serão de verão no Vale do Paraíba e região

Advertisement

Antes da frente fria, calor aumenta e tardes serão de verão no Vale do Paraíba e região. A tendência até terça-feira (16/04) é que as temperaturas aumentem gradativamente na região metropolitana, com temperaturas passando os 33ºC. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

Até terça, pode ocorrer o aumento de nebulosidade nos fins de tarde e as condições de chuvas rápidas e isoladas não estão descartadas. Enquanto o calor atípico para a época do ano persiste por aqui, no sul do Brasil, de acordo com informações dos institutos de meteorologia forma-se um sistema de baixa pressão, que vai organizar muita chuva por lá.

Este sistema ganha força no fim-de-semana e avança pelo oceano dando origem a um ciclone extratropical na costa sul do Brasil, que vai formar uma frente fria, prevista para chegar ao Estado de São Paulo na quarta-feira (17).

Ciclone extratropical

Um ciclone extratropical é um sistema meteorológico de baixa pressão que ocorre em latitudes médias ou altas, fora das regiões tropicais. Ao contrário dos ciclones tropicais, como furacões ou tufões, os ciclones extratropicais são impulsionados por contrastes de temperatura entre massas de ar, em vez de energia térmica do oceano.

Esses ciclones geralmente se formam em áreas onde o ar frio do Ártico encontra o ar mais quente de latitudes médias. Isso causa uma diferença de temperatura e pressão atmosférica, gerando ventos fortes e chuvas intensas. Os ciclones extratropicais são comuns em regiões como o Atlântico Norte, o Oceano Pacífico e o Hemisfério Sul.

Durante sua vida útil, os ciclones extratropicais podem se mover consideravelmente e afetar grandes áreas com ventos fortes, chuvas intensas, neve e mudanças bruscas de temperatura. Eles desempenham um papel importante na dinâmica atmosférica e no clima das regiões em que ocorrem, muitas vezes trazendo condições climáticas adversas e impactos significativos nas áreas afetadas.

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.