VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Inpe pode voltar a sofrer com corte de recursos caso haja diminuição no orçamento de Ministério

Inpe pode voltar a sofrer com corte de recursos caso haja diminuição no orçamento de Ministério. A informação foi revelada pelo Ministro da pasta, Marcos Pontes, em visita a São José dos Campos, nesta quarta-feira (30/06).

“Por enquanto, eu estou conseguindo manter o orçamento com o mínimo de corte, protegendo as unidades vinculadas (caso do Inpe) e protegendo as bolsas do CNPq. Agora, se tiver outro corte, aí não dá para manter. A gente está realmente funcionando no limite do orçamento”, ressaltou o Ministro.

Ponte ainda comentou a respeito do desligamento do supercomputador Tupã, responsável pelas previsões climáticas e que funciona em Cachoeira Paulista. O equipamento, realmente, vai deixar de funcionar, mas apenas quando o Ministério adquirir para o Inpe novos equipamentos que poderão colocar o Instituto de Pesquisas Espaciais na vanguarda das previsões climáticas no mundo.

“Tem planos de um computador maior para o Inpe, assim como um sistema de banco de dados. A gente tem conversado com o BNDES, com que já tive algumas reuniões. A ideia é que o Inpe tenha um banco de dados que vai coletar dados da Antártica, tem o Instituto Nacional do Mar, tem todas as informações dos oceanos, mais as informações de desmatamentos, queimadas e todos os biomas, tudo isso sendo coletado em um banco de dados grande. Daí entram os supercomputadores, porque eles vão ter que fazer toda a parte de modelamento e mudanças climáticas baseadas nisso. Essas coisas todas somadas vão dar ao Inpe um protagonismo internacional em mudanças climáticas”, finalizou o ministro.

Ainda nesta quinta-feira, Marcos Pontes cumpre agenda no Cemaden (Centro de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais) também em São José dos Campos.

Homem foge de roubo e cai em ribanceira de quase 300 metros em Campos do Jordão