Inteligência Artificial vai ser aliada da Polícia no Vale Paraíba e Litoral Norte. A aposta na tecnologia é do novo diretor geral da Polícia Civil na região, Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga que compreende 39 cidades. A informação já havia sido divulgada em primeira-mão pelo Vale 360 News no fim de semana último. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
A tecnologia, leia-se Inteligência Artificial (IA), será usada para aprimorar a investigação, cruzar dados e agilizar processos, da seguinte maneira:
- O boletim de ocorrência já registrado vai para o despacho da chefia eletronicamente;
- Há maneiras de concluir a investigação, quais sejam:
- inserir um relatório;
- juntando como um anexo produzido no word ou em pdf;
- juntando um relatório produzido automaticamente pelo sistema;
- Analisar a ocorrência de forma analítica, inclusive com aquelas que o sistema, através da Inteligência Artificial (IA) serem semelhantes;
- Vincular a ocorrência no Mapa;
- O sistema apresenta a relação de suspeitos em um mesmo “Modus Operandi”. Essa detecção é feita pela IA;
- A autoridade que conduz a investigação pode fazer a vinculação com outros boletins de ocorrência;
- Ficarão registradas todas as modificações da investigação;
- Sistema vai permitir que os investigadores façam a inserção de dados, inclusive de áudios e vídeos, se for o caso;
- Quando a investigação retorna ao delegado passa a aparecer no Sistema de Polícia Judiciária;
- O delegado consegue ver se foi feito um relatório preliminar ou não e consegue visualizar ao relatório final todos os anexos juntados pelos investigadores;
- Após isso, o delegado pode anexar ao Sistema de Polícia Judiciária, enviar para outra unidade, instaurar um inquérito policial entre outras possibilidades;
Veja a explicação do Delegado Geral da Polícia Civil do Vale do Paraíba, Múcio Mattos.
Salas de ocorrências remotas
Haverá salas de ocorrências remotas, nas quais os delegados de plantão em uma unidade atenderão o público por vídeo conferência dando agilidade ao processo e liberando o policiamento para as ruas de maneira ágil. Cada unidade policial pode contar não só com uma sala, mas com algumas delas.
DDM 24 horas
A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) é uma prioridade da gestão de Múcio Mattos. Para que isso ganhe forma, a aposta vai ser nas ocorrências virtuais. A mulher se desejar, pode ser atendida por uma delegada e uma escrivã, o que humaniza o atendimento.
População bem informada
Outra prioridade da nova gestão é dar transparência às informações e, por isso, o relacionamento com os veículos de comunicação vai ser estreitado, como explica Amaury dos Santos, da comunicação social da Polícia Civil, da Delegacia Geral de Polícia do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
- Imagem de rawpixel.com no Freepik
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Jovem é preso por descumprimento de medida protetiva e violência psicológica contra companheira em Caçapava; agressões eram “quase diárias”
Depois de roubo à moto, dois suspeitos entram em confronto com a GCM em São José dos Campos e um morre
Homem que estava desaparecido no Vale do Paraíba é encontrado em matagal em Pinda